Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2527
Título: Uma metodologia para definição de requisitos em sistemas Data Warehouse
Autor(es): Rilston Silva Paim, Fabio
Palavras-chave: Data Warehouse;Metodologia
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rilston Silva Paim, Fabio; Freire Brelaz de Castro, Jaelson. Uma metodologia para definição de requisitos em sistemas Data Warehouse. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: No início da década de 90, a tecnologia de Data Warehouse floresceu como uma solução à necessidade crescente de informações integradas pela gerência estratégica das organizações, como parte de processos decisórios de alto nível. A partir da análise histórica de dados operacionais, sistemas data warehouse possibilitam a descoberta de tendências de negócio que se traduzem em aumento da vantagem competitiva com a definição de processos operacionais mais precisos. Devido à complexidade e o volume de dados processados, o desenvolvimento de aplicações data warehouse tem sido fortemente influenciado, ao longo dos anos, pela organização física do banco de dados adotado e por outros aspectos implementacionais que têm como principal objetivo assegurar performance e integridade à aplicação. Contudo, apesar dos inegáveis benefícios, essa abordagem tem como conseqüência direta uma especificação de requisitos pobre, que não reflete de forma completa e adequada as necessidades do usuário. Em decorrência disso, soluções de suporte à decisão apresentam freqüentemente efeitos colaterais tais como altos índices de erro, escalabilidade limitada, baixa qualidade da informação agregada e um distanciamento acentuado entre desenvolvedores e usuários, contribuindo para o fracasso de inúmeros projetos. Esse cenário sugere a utilização de técnicas de Engenharia de Requisitos em suporte a uma especificação de requisitos de alta qualidade em sistemas data warehouse. Nesse sentido, uma abordagem metodológica é requerida para garantir (i) a correta identificação dos requisitos do usuário, (ii) um projeto de sistema afinado e (iii) a definição de um modelo dimensional que preencha todas as necessidades de análise estratégica dos usuários finais. Essa dissertação propõe uma metodologia para definição de requisitos em sistemas data warehouse. A abordagem adotada está centrada em um modelo de fases que direciona o processo de especificação dos requisitos, enquanto propõe um conjunto de artefatos para a coleta dos aspectos funcionais, não-funcionais e multidimensionais que integram a solicitação de serviço. Aliada a técnicas eficientes para gerenciamento de requisitos, a metodologia serve como um instrumento para rastrear as mudanças sofridas pelos requisitos ao longo do projeto, e assim possibilitar que ambas as visões dimensional e de requisitos estejam sempre ajustadas às necessidades do usuário. Os princípios que servem como pano de fundo à metodologia foram concebidos ao longo do desenvolvimento de um projeto data warehouse de larga escala conduzido pelo SERPRO, uma empresa do Ministério da Fazenda, em sua maior unidade de negócio, a SUNAT Superintendência de Negócios e Administração Tributária. Um estudo de caso ao final da dissertação apresenta as contribuições do uso da metodologia para o referido projeto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2527
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4810_1.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.