Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25262

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Suelma Amorim do-
dc.date.accessioned2018-07-30T17:19:52Z-
dc.date.available2018-07-30T17:19:52Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2015-07-15-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, S. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25262-
dc.description.abstractO artigo objetivou analisar o processo interdisciplinar de docentes e coordenador pedagógico no Ensino de Ciências Naturais nas séries finais do Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade representa uma relação pedagógica dialógica, no qual o docente se apresenta como atuante, crítico e animador no processo de ensino-aprendizagem escolar e que nas Ciências Naturais é sugerida no currículo de modo inter-relacionado. Os docentes e o coordenador pedagógico realizam práticas inovadoras com vistas à realidade contemporânea, cujas ações didáticas são realizadas pelos docentes de ciências, em que os estudantes são desafiados com situações problemáticas e impulsionados a refletirem em conjunto, dialogando entre eles, a partir de uma temática da atualidade.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências naturaispt_BR
dc.subjectEducador infantilpt_BR
dc.titleA relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe article aims to analyze the interdisciplinary teaching and pedagogical coordinator in Natural Science Teaching in the final grades of elementary school. Interdisciplinarity is a dialogical pedagogical relationship, in which the teaching is presented as an active, critical and exciting in school teaching-learning process and in the Natural Sciences is suggested in an interrelated manner curriculum. The teachers and the pedagogical coordinator perform innovative practices with a view to contemporary reality, whose didactic activities are carried out by science teachers where students are challenged with difficult situations and driven to reflect together, talking among themselves, with today's theme .pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NASCIMENTO, Suelma Amorim do.pdf860,79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons