Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25215

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva-
dc.contributor.authorSILVA, Kelly Maria Paz e-
dc.date.accessioned2018-07-25T17:51:27Z-
dc.date.available2018-07-25T17:51:27Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25215-
dc.descriptionSILVA, Kelly Maria Paz e, também é conhecida em citações bibliográficas por: PAZ E SILVA, K. M. / BARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva, também é conhecido em citações bibliográficas por: MUZZIO, Henriquept_BR
dc.description.abstractO cenário contemporâneo, marcado pela flexibilidade e pela fluidez, acaba por gerar imposições aos indivíduos. E para revertê-las e gerar resultados, o uso da criatividade e da inovação pode representar um grande diferencial. É nesse cenário, que também emerge a “economia criativa” e a “gestão criativa”, que necessitam de uma liderança capaz. Portanto, o objetivo geral de estudo é: “Entender como o gestor vivencia a liderança em organizações com experiência de incubação no Portomídia na cidade de Recife – PE, à luz da liderança criativa”. Tendo como abordagem metodológica, a sociologia fenomenológica e como instrumento de coleta de evidências, a entrevista. E como resultados percebe-se que: a criatividade e a inovação precisam estar interligadas para gerar vantagem competitiva e resiliência organizacional; a economia criativa é melhor entendida pelos gestores através dos setores criativos e é vista como possibilidade de crescimento econômico; o Portomídia apresenta lacunas em sua atuação e não contribui efetivamente para o desenvolvimento de uma cidade criativa; os elementos que permeiam a gestão criativa são percebidos apenas de forma subentendida no discurso dos sujeitos; alguns aspectos citados pelos sujeitos indicam a existência de uma liderança transformacional; os fatores de equipe criativa mais citados são: plataforma de entendimento, visão compartilhada, clima, resiliência e ideias próprias, representando que a liderança criativa acontece de forma parcial. Portanto, o líder atua para criar uma plataforma aberta e participativa, que possa estimular a equipe criativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCriatividade nos negóciospt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.titleA vivência de liderança em organizações criativas: um estudo interpretativistapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6755234098995985pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1042906766573631pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe contemporary scenario, marked by flexibility and fluidity, ends up generating impositions on individuals. And to reverse them and generate results, the use of creativity and innovation can represent a great differential. It is in this scenario that a “creative economy” and a “creative management” also emerge that need a capable leadership. Therefore, the general objective of the study is: “To understand how the manager experiences leadership in organizations with experience of incubation in Porto mídia in the city of Recife - PE, in the light of creative leadership”. Having as a methodological approach, phenomenological sociology and as na instrument of evidence gathering, the interview. And as a result one realizes that: creativity and innovation need to be interconnected to generate competitive advantage and organizational resilience; The creative economy is better understood by managers through the creative sectors and is seen as a possibility of economic growth; Portomídia presents gaps in its performance and does not contribute effectively to the development of a creative city; The elements that permeate creative management are perceived only in an implicit way in the subjects' discourse; Some aspects cited by the subjects indicate the existence of a transformational leadership; The most cited creative team factors are: platform of understanding, shared vision, climate, resilience, and own ideas, representing that creative leadership happens in a partial way. Therefore, the leader acts to create an open and participatory platform that can stimulate a creative team.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kelly Maria Paz e Silva.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons