Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2515
Título: Um Chatterbot para aquisição automática de perfil do usuário
Autor(es): José Marques Moura, Thiago
Palavras-chave: Base de dados;Aquisição automática
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Marques Moura, Thiago; de Almeida Barros, Flávia. Um Chatterbot para aquisição automática de perfil do usuário. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Com a crescente expansão da Internet, muitas empresas passaram a buscar formas mais naturais de comunicação com os usuários de seus Websites. Neste cenário, o uso de chatterbots (sistemas que se comunicam em linguagem natural) tem crescido muito, podendo assumir diversas funções (e.g., conversar sobre temas livres ou específicos, prover acesso a bancos de dados da empresa, funcionar como um FAQ automático). Chatterbots podem também ser usados para aquisição de informação relevante sobre usuários, tendo como objetivo montar o perfil de cada usuário de determinado Website. Esses perfis poderão ser usados para os mais diversos fins (e.g., oferecer produtos de acordo com as preferências do usuário, adaptar o Website da empresa para as necessidades de seus usuários, entre outros). Este trabalho apresenta um chatterbot capaz de prover acesso em português a uma base de dados, realizando aquisição automática do perfil de seus usuários a partir dos diálogos travados. Este agente de conversação será acoplado ao sistema GEP (Guia de Entretenimento Personalizado), que tem por objetivo fazer recomendação automática de filmes a partir da sua base de dados e dos perfis dos seus usuários. Os perfis automaticamente montados pelo chatterbot são usados pelo GEP na escolha de filmes que serão indicados para cada usuário através de diálogos em português. O chatterbot foi implementado como uma extensão da linguagem AIML (Artificial Intelligence Markup Language), uma das mais bem sucedidas abordagens para construção de chatterbots no momento. Testes realizados com o protótipo revelaram um bom desempenho do chatterbot nos diálogos e na aquisição dos perfis. Trata-se de um trabalho original, uma vez que não foi encontrado na Web nenhum outro agente de conversação capaz de fazer aquisição automática de perfil de usuário
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2515
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4745_1.pdf903,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.