Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25115

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Ermelinda Maria Araujo-
dc.contributor.authorMELO, Priscila Medeiros Varjal de-
dc.date.accessioned2018-07-18T22:57:55Z-
dc.date.available2018-07-18T22:57:55Z-
dc.date.issued2017-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25115-
dc.description.abstractEsta tese tem como proposta apreender o movimento da pulsação narrativa, entendido pelo escritor Raimundo Carrero como a quarta e última etapa da criação, ou seja, a forma artística. O método utilizado pelo autor para compreender a forma está lançado em seus dois livros de ensaios: Os segredos da ficção: um guia da arte de escrever narrativas (2005) e A preparação do escritor (2009). As fases anteriores à forma, apresentadas pelo escritor pernambucano em seus ensaios, são: impulso, intuição e técnica. Tais estágios compreendem ainda em seu desenvolvimento, até se alcançar a pulsação narrativa, seis movimentos essenciais, classificados pelo autor como: tom, função, efeito, andamento, ritmo e extensão. O percurso que trilho para alcançar a compreensão desse processo tem início com a análise do Sinfonia para vagabundos: visões em preto e branco para sax tenor (1993), metarromance que traz as primeiras reflexões estéticas do autor, lançado uma década antes da formulação de seu método. As 78 lições de criação encontradas no metarromance e os experimentos realizados nessa obra são alvo desta análise por lançarem luzes tanto sobre as fases da criação carreriana quanto sobre os movimentos essenciais da pulsação narrativa. Em seguida discuto os pressupostos que dão origem ao movimento da pulsação narrativa e chamo atenção para questões que considero problemáticas na perspectiva carreriana acerca da forma artística. E por fim recorro ao romance A minha alma é irmã de Deus (2009), e aos seus manuscritos, chamados aqui de “Álbum de Camila” (2006-2009), com o intuito de mostrar o que vem a ser a construção dos conteúdos literário e material de uma obra artística na perspectiva do escritor Raimundo Carrero.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPulsação narrativapt_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectConteúdopt_BR
dc.titleRaimundo Carrero e a pulsação narrativa: um movimento vigoroso e didático de criação literáriapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6957566849396977pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3975152604166388pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxSe propone esta tesis de captar el movimiento de la pulsación narrativa, entendido por el escritor Raimundo Carrero como la cuarta y última etapa de la creación, es decir, la forma artística. El método utilizado por el autor para entender la forma se libera en sus dos libros de ensayos: Os segredos da ficção: um guía da arte de escrever narrativas (2005) y A preparação do escritor (2009). Las fases previas a la forma, presentadas por el escritor Pernambuco en sus ensayos son: impulso, intuición y técnica. Estas etapas incluyen también en su desarrollo hasta alcanzar la pulsación narrativa, seis movimientos esenciales, clasificados por el autor como: tom, función, efecto, andamento, ritmo y extensión. El sendero que recorro hasta lograr la comprensión de este proceso se inicia con el análisis del Sinfonia para vagabundos: visão em preto e branco para sax tenor (1993), metarromance que trae las primeras reflexiones del autor en estética, puestas en marcha una década antes de la formulación de su método. Las 78 lecciones creativas que se encuentran en metarromance y los experimentos realizados en él son el tema de este análisis por la liberación de luces en las dos fases de creación carreriana como en los movimientos esenciales de la pulsación narrativa. A continuación, discuto los supuestos que dan lugar al movimiento de la pulsación narrativa y llamo la atención sobre cuestiones que considero problemáticas en vista carreriana acerca de la forma de arte. Y por último me refero al romance A minha alma é irmã de Deus (2009), y sus manuscritos, llamados aquí de "Álbum de Camila" (2006-2009), con el objetivo de mostrar lo que viene a ser la construcción de contenidos y materiales de una obra artística en la perspectiva del escritor Raimundo Carrero.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Priscila Medeiros Varjal de Melo.pdf11,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons