Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25080
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASLAVSKY, Guilah | - |
dc.contributor.author | COUTINHO, Carolina Mapurunga Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-17T22:38:55Z | - |
dc.date.available | 2018-07-17T22:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25080 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda a obra plástica do artista Petrônio Cunha a qual foi integrada a edifícios significativos da arquitetura pernambucana. A integração das artes plásticas com a arquitetura foi uma prática empregada em mbito internacional e nacional com o intuito de munir os edifícios de identidade, tornando-se uma das características da arquitetura moderna brasileira. Pernambuco teve a consolidação da sua arquitetura moderna a partir da década de 1950, com a presença dos arquitetos Acácio Gil Borsoi e Delfim Fernandes Amorim. Além de atuarem como arquitetos, foram professores da escola de arquitetura, e, consequentemente, influenciaram uma geração de alunos que incorporaram às suas produções princípios projetuais prezados por eles, dentre os quais estava a integração das artes. O período que compreende as décadas de 1950-1980 foi palco de ebulições de movimentos artísticos e de uma significativa interação entre arquitetos e artistas que se espalharam na forma de painéis e murais por toda a cidade. A década de 1990 foi o período de maior produção artística do artista estudado, infelizmente esse momento representa o início do declínio dessa prática conjunta, sendo talvez esse um dos motivos pelo qual ele tenha tido tão pouco reconhecimento pela historiografia da arte e da arquitetura. Assim, através da análise de sete obras selecionadas, esse trabalho tem como objetivo caracterizar a obra de Petrônio Cunha, de modo a identificá-lo como um artista singular, além de avaliar a integração artística entre as suas obras e edifícios selecionados da arquitetura pernambucana. Pesquisas fenomenológicas foram também realizadas com o intuito de constatar a influência da integração das artes na percepção humana, tendo sido a literatura Os Olhos da Pele,de Juhani Pallasmaa, escolhidapara a realização dessa apreciação. Logo, pretende-se com este trabalho demonstrar, através da figura de Petrônio Cunha, que a devida atuação integrada de artistas e arquitetos contribui para formação de uma arquitetura de maior valor cultural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes plásticas | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Integração das artes | pt_BR |
dc.title | Artes plásticas integradas à arquitetura na obra de Petrônio Cunha | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5070678632283791 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4716216138312102 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper studies the plastic work of art of the artist Petrônio Cunha which was included in significant architecture buildings of Pernambuco. The integration between plastic work of art and architecture was a practice employed in international and national levels in order to equip the buildings with identity, making it one of the features of modern Brazilian architecture. Pernambuco had the consolidation of its modern architecture from the 1950s, with the presence of architects such as Acacio Gil Borsoi and Delfim Fernandes Amorim. Besides acting as architects, they also were architecture school teachers, and consequently influenced a generation of students who have incorporated principles esteemed by them to their projects productions, including arts integration. The period betweenthe the decades of 1950-1980 was the bullitions of the artistic movements and a significant interaction between architects and artists that have spread in the form of panels and murals throughout the city. The 1990s was the production climax period of the artist studied, unfortunately this time is the beginning of the decline of this joint practice. Perhaps, that one of the reasons why he has had so little recognition by the historiography of art and architecture. Thus, through the analysis of seven selected works, this paper aims to characterize the work of Petronius Cunha to identify it as a unique artist. Phenomenological research was also conducted in order to verify the influence of the integration of the arts in human perception, being the “The eyes of the skin” from Juhani Pallasmaa, chosen to carry out that assessment. Therefore, it is intended with this paper dismantle, through Petrônio Cunha figure, that the proper integrated performance artists and architects contributes to the formation of a greater cultural value architecture. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carolina Mapurunga Bezerra Coutinho.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons