Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25057

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Josete Florencio dos-
dc.contributor.authorALEXANDRE, Rodrigo Danniel da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-12T12:45:51Z-
dc.date.available2018-07-12T12:45:51Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25057-
dc.description.abstractO propósito deste estudo é identificar fatores que podem influenciar na eficiência das licitações por meio de pregão eletrônico na Universidade Federal de Pernambuco. Foram aplicados dois questionários na pesquisa, o primeiro com as coordenações setoriais de compras a respeito de aspectos gerais das compras na UFPE e um segundo com os demandantes das solicitações de compras que originaram os pregões para compras de equipamentos efetivamente concluídos no período de 01 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2015, correspondendo a 45 pregões, sendo trabalhados aspectos específicos dessas compras. Ambos questionários buscaram identificar fatores que podem influenciar na eficiência das compras da Universidade. Buscou-se também identificar através destes questionários se a universidade possui ferramentas para o aumento da eficiência em suas compras. Metodologicamente, adotou-se uma perspectiva multimétodo, combinando a técnica de estudo de caso, análise de conteúdo das respostas da entrevista prévia que deu suporte a elaboração dos questionários, análise documental e estatística descritiva, a partir do resultado obtido com os questionários. Os principais fatores encontrados que podem influenciar na eficiência das compras através do Pregão foram: a falta de capacitação e consequente reflexo na qualidade dos Termos de Referência, o tempo elevado gasto para atendimento das demandas na Universidade, e problemas em relação à comunicação interna. Neste sentido o estudo contribuiu, não apenas, para que a UFPE possa com a identificação de fatores que influenciam a eficiência das suas compras, desenvolver ações para aperfeiçoar os processos, mas também oferecer contribuições para o desenvolvimento de estudos a respeito das licitações realizadas por meio do Pregão Eletrônico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPregão (Licitação pública)pt_BR
dc.subjectEficiência (Direito)pt_BR
dc.subjectLicitação públicapt_BR
dc.titleOs fatores que influenciam na eficiência das licitações por meio do pregão eletrônico na UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3855895703137244pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5657418279526928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study is to identify factors that may influence bid efficiency by electronic trading at the Federal University of Pernambuco. We applied two questionnaires for this research, the First was applied with purchase sectorial coordination in respect to general purchase features at the UFPE and the second one was associated to the purchase requests demandants that originated the trading sessions for equipment purchases effectively completed in the period between 1ˢᵗ January 2012 and December 31, 2015, corresponding to 45 trading sessions, being worked specific aspects of these purchases. Both questionnaires sought to identify factors that may influence the University purchases’ efficiency. We also sought to identify through these questionnaires if the University has tools for efficiency increase in its purchases. Methodologically, it was adopted a multi-method perspective, combining case study technique, content analysis of prior interview responses that gave support for questionnaires development, document analysis and descriptive statistics, from the questionnaires’ obtained results. The main factors that we found that may influence purchases efficiency through the trading were: lack of training and subsequent reflection on reference terms’ quality, high time use spending on demand attendance at the University, and problems in relation to internal communication. In this sense this study contributed not only for UFPE comes to identify factors that influence their purchases’ efficiency, to develop actions to improve processes, but also to offer contributions to the research development in relation to bid made by electronic trading.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rodrigo Danniel da Silva Alexandre.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons