Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2503
Título: Unificando agentes móveis inteligentes e WBEM para o gerenciamento corporativo de sistemas
Autor(es): SIMÕES, Marco Antonio Costa
Palavras-chave: Gerência de Sistemas;Agentes Móveis Inteligentes
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio Costa Simões, Marco; Luís de Medeiros Santos, Andre. Unificando agentes móveis inteligentes e WBEM para o gerenciamento corporativo de sistemas. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A complexidade dos sistemas de computação atuais demanda um alto nível de gerenciamento destes sistemas. O gerenciamento corporativo (GC) deve ser capaz de administrar e gerenciar todos os aspectos dos sistemas de computação, desde os detalhes físicos de hardware e comunicação até as aplicações, passando pelos protocolos de comunicação e middleware de apoio. Para suprir estas demandas diversas abordagens baseadas em agentes móveis inteligentes vêm sendo utilizadas. Um agente móvel é um software capaz de migrar entre as máquinas executando determinada tarefa. Este agente deve ter autonomia para decidir suas próprias ações, além de ser adaptável ao ambiente externo. A grande velocidade com que os sistemas de computação evoluem gera uma demanda adicional para os sistemas de GC: capacidade de suportar novos tipos de objetos gerenciados de forma flexível e auto-extensível. Para suprir esta demanda, a indústria de TI apresenta uma iniciativa chamada WBEM (Web-Based Enterprise Management) que provê um modelo de informações orientado a objetos e altamente extensível. Neste trabalho, validamos o uso das arquiteturas de Gerenciamento Corporativo de Sistemas baseadas em agentes móveis inteligentes em conjunto com os padrões propostos pela iniciativa WBEM. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um framework de suporte a agentes móveis inteligentes capazes de obter informações segundo os padrões WBEM. Este framework foi desenvolvido sobre um ambiente de execução compatível com a CLI (Common Language Infrastructure): o .NET framework da Microsoft Corporation. Como estudo de caso, foram desenvolvidos dois protótipos na subárea de inventário de hardware para execução dos testes e obtenção dos resultados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2503
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4732_1.pdf516,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.