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Título : Política pública de assistência estudantil: um estudo da satisfação dos universitários residentes na moradia estudantil da UFRPE
Autor : MARANHÃO, Fábia Castro de Albuquerque
Palabras clave : Ciência Política; Política pública; Estudantes – Programas de Assistência; Estudantes – Habitações; Satisfação
Fecha de publicación : 1-jul-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esse trabalho verifica o nível de satisfação dos universitários residentes nas moradias estudantis do campus Sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco, como também apresenta o perfil dos residentes segundo as variáveis sociodemográficas, socioeconômicas, culturais, acadêmicas e relativas ao Programa de Residência Estudantil. Deste modo, os residentes por vivenciar com maior intensidade sua moradia, consegue avaliá-la com mais precisão, colocando em evidência os aspectos positivos e negativos encontrados no âmbito das residências estudantis. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, com uma abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido com os residentes de ambos os sexos das três residências estudantis existentes no campus. Os dados foram coletados através de questionário semiestruturado aplicado a 73% do universo dos residentes, e das entrevistas realizadas com os seis diretores representantes de cada moradia estudantil. Os resultados obtidos apontaram que a grande maioria está satisfeita com a residência estudantil a qual está alojado, considerando os três aspectos analisados: infraestrutura, convivência social e desempenho acadêmico. A partir desse estudo espera-se facilitar o acesso a uma variedade de informações válidas e confiáveis que possam ser utilizadas pela comunidade acadêmica, e, principalmente pelos gestores públicos, a fim de subsidiar a tomada de decisão acerca das ações da Política de Assistência Estudantil na instituição, especificamente, as residências estudantis. E, em virtude da escassa produção científica da importância das moradias estudantis na vida acadêmica de muitos estudantes, sugerem-se novos estudos em outros contextos institucionais que incorporem variáveis não contempladas na presente investigação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24844
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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