Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24836

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Nilo Américo Rodrigues Lima de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Ítalo D'Artagnan-
dc.date.accessioned2018-06-13T21:08:08Z-
dc.date.available2018-06-13T21:08:08Z-
dc.date.issued2016-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24836-
dc.description.abstractAs novas tecnologias digitais da informação e comunicação - NTDICs estão presentes no dia a dia da sociedade contemporânea e a escola não pode mais evitar sua presença. O ensino de Geografia assume, desde a reforma do ensino, um papel de responsabilidade na formação da cidadania. Os PCNs abordam com especificidade estas questões referentes ao ensino de Geografia. Contudo, a realidade escolar difere em muito do proposto pelos PCNs. A realidade do professor, suas metodologias e suas experiências por vezes auxiliam ou prejudicam no aprendizado dos alunos a partir de sua postura referente às NTDICs. Nesse contexto, o presente trabalho insere-se na perspectiva da utilização das NTDICs mais especificamente nas redes sociais digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem em Geografia pelos professores através de suas metodologias no ensino médio da rede pública de Recife. No método, propõe-se a evidenciação das capacidades dos professores em utilizar as NTDICs no ensino em Geografia e suas metodologias visando uma aula mais significativa. A carência de metodologias, pesquisas e discussões dentro do ensino de Geografia e NTIDCs motiva e inquieta na direção de tornar viável o avanço desta investigação. A análise sobre os professores participantes deste trabalho e suas afeições sobre as redes digitais online para a práxis pedagógica, nos mostrou uma realidade alarmante, o que conota a falta de capacitação, interesse e aplicação no uso dos ambientes digitais para o aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.titleNovas tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de Geografia: um olhar sobre o ensino público de Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2867841416860199pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2098267831889283pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe new digital information and communication technology – NDICT is present in the contemporary society routine and the school cannot avoid its presence. Since education reform, Geography has assumed a share of responsibility in the citizenship development; the PNCs addresses specifically all these questions regarding Geography teaching. However, the actual school environment differs quite a lot from the PNCs proposal. The teacher methodologies, experiences and reality may either assist or undermine the learning process to the students as from the position of the teacher regarding NDICT. Therefore, this dissertation aims to study the NDICT uses regardin the teachers metholodogies in public schools inside Recife, more specifically at the social media as teaching and learning tools for Geography. Regarding the method, this work intends to show the teachers capability to use the NDICT and its methodologies in the Geography teaching aiming a more meaningful class. The motivation and concern to make this research possible is the lack of methodologies, researches, and discussions in the Geography teaching attached to NDICT use. The analysis about the teachers participation in this work and their empathies toward online digital networks in teaching practice has shown an alarming reality, which implies the lack of training, attention and dedication in the use of virtual environments for student learning.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ítalo D'Artagnan Almeida.pdf2,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons