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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2478
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ORGAMBIDE, Alejandro César Frery | pt_BR |
dc.contributor.author | CARVALHO JÚNIOR, Antônio Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:58:35Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:58:35Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Alves de Carvalho Júnior, Antônio; César Frery Orgambide, Alejandro. Batalha do Jenipapo: Uma Modelagem em Realidade Virual. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2478 | |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma metodologia para o desenvolvimento de conteúdo histórico para a Web utilizando diversas mídias e realidade virtual. A proposta desta metodologia inicia-se com uma investigação da expressividade de cada mídia, seguida de uma avaliação das alternativas disponíveis de ferramentas para sua criação e edição. As componentes de realidade virtual foram construídas procurando um equilíbrio entre realismo e leveza. A Batalha do Jenipapo foi escolhida como tema para validar a metodologia proposta, dadas a sua importância histórica e a mínima quantidade de material disponível na Web a seu respeito. Sendo que a paisagem onde esta batalha aconteceu ser ingrediente importante do evento, e que existe a possibilidade de descrever esse cenário utilizando realidade virtual, foi feita uma coleta de informações no campo utilizando GPS (Global Positioning System) para reconstruir de forma pictórica esse cenário. O cenário sintético assim construído descreve com boa fidelidade o cenário geográfico do evento. Dentre as diversas plataformas disponíveis para a construção de mundos virtuais na Internet, VRML (Virtual Reality Modelling Language) é analisada nos seus detalhes para, com ela, compor o mundo em questão. É feita uma coleta sistemática de informações sobre o evento de interesse: imagens, textos, fotografias do local, o modelo geográfico do cenário etc. que, depois de submetidas a uma triagem e preparação, são oferecidas no site de forma organizada, cronológica e intuitiva. O mundo virtual é construído de maneira a exibir um bom grau de realismo, mas sem que por isso a sua transferência e visualização demandem grandes recursos computacionais nem tempos de espera. A dinâmica do referido evento histórico é modelada com o uso de animações dos principais atores envolvidos no confronto. Os conteúdos de Realidade Virtual são validado com o uso de dois plug-ins diferentes: o VRMLViewer e o Cortona. A metodologia do desenvolvimento deste site poderá facilitar o desenvolvimento de outros sites históricos análogos | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Batalha do Jenipapo | pt_BR |
dc.subject | GPS (Global Positioning System) | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Numérica de Terrenos | pt_BR |
dc.subject | Realidade Virtual, VRML | pt_BR |
dc.title | Batalha do Jenipapo: Uma Modelagem em Realidade Virual | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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