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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUBAMBO, Cátia Wanderley-
dc.contributor.authorALMEIDA, Wivianne Fonseca da Silva-
dc.date.accessioned2018-06-05T19:37:20Z-
dc.date.available2018-06-05T19:37:20Z-
dc.date.issued2016-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24775-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisou o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), buscando contribuir na compreensão dos diversos fatores e elementos imbricados no âmbito do referido programa, que configura resposta oficial do Estado às históricas reivindicações dos movimentos sociais do campo. Com a recente extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), responsável direta pela implementação do Pronacampo, essa análise tornou-se ainda mais significativa, pois passou a cooperar nas discussões pertinentes à sua continuidade enquanto política pública. Assim, a pesquisa se situou em dois objetivos. O primeiro buscou verificar a convergência entre o discurso formulador do Pronacampo e os princípios/diretrizes da concepção de Educação do Campo presente na literatura e adotada neste estudo. O segundo visou investigar a coerência entre as ações implementadas pelo Pronacampo no município de Afogados da Ingazeira, estado de Pernambuco, a proposição constante na formulação do programa e a concepção de Educação do Campo. Teoricamente, revisaram-se marcos que discutem o federalismo brasileiro, apoiados nos estudos de Abrucio (2005, 2010), Arretche (1998, 2002), Camini (2010, 2013), Cury (2010, 2012), Oliveira (2013) e Souza (2005), como, também, aqueles tópicos e autores centrais que debatem a Educação do Campo, como: Alencar (2010), Arroyo (2004), Caldart (2000, 2009), Caldart et al. (2012), Kuhn (2015), Pires (2012) e Ribeiro (2010). Metodologicamente, optou-se por observar o objeto de estudo na sua totalidade, adotando-se uma pesquisa de cunho qualitativo. Utilizaram-se informações oficiais acerca do programa estudado, além de depoimentos de pessoas envolvidas, coletados em entrevistas e por ocasião de fóruns temáticos. Para a interpretação dos dados, optou-se pela análise de conteúdo na proposição de Bardin (2011). Em linhas gerais, tal análise permite afirmar que o Pronacampo, mesmo agregando atuações de teor intergovernamental, promoveu uma reforma pouco sólida em relação às ações educacionais destinadas ao campo brasileiro. Por seus elos críticos, o Pronacampo está mais próximo de uma “política rural” do que dos sujeitos e das práticas sociais que constituem a Educação do Campo. A materialização do Pronacampo em Afogados da Ingazeira sugere mobilização em torno dessa política, considerando-se que discussões democráticas podem redirecionar positivamente a engenharia que embasa os arranjos institucionais responsáveis pela implementação das atividades nos estados e municípios.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFederalismo brasileiropt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Educação do Campopt_BR
dc.titlePrograma Nacional de Educação do Campo em Afogados da Ingazeira, Sertão Pernambucano: análise da formulação e das ações desenvolvidaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3254361734901033pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1743002965704288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the National Programme of Rural Education (Pronacampo), seeking to contribute to the understanding of the various factors and elements nested under that program, which sets official response from the State to the historical demands of the social movements in the countryside. With the recent extinction of the Department of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (Secadi) directly responsible for implementing the Pronacampo, this analysis becomes even more significant, as it starts to cooperate in the relevant discussions at its continuity as a public policy. We situate thus research in two aims. The first sought to verify the convergence of the formulator speech Pronacampo and principles / guidelines of the Field Education concept in the literature and used in this study. The second aimed to investigate the consistency of the implemented actions by Pronacampo in Afogados da Ingazeira city, in the state of Pernambuco, the constant proposition in the program design and the design of Rural Education. Theoretically, we review milestones discussing Brazilian federalism supported in studies of Abrucio (2005, 2010), Arretche (1998, 2002), Camini (2010, 2013), Cury (2010, 2012), Oliveira (2013) and Souza (2005) as well as those topics and core authors who discuss the education field, as Alencar (2010), Arroyo (2004), Caldart (2000, 2009, 2012), Kuhn (2015), Pires (2012) and Ribeiro (2010). Methodologically, we chose to observe the object of study in its entirety, adopting a qualitative research. Official informations were used about the studies program, as well as testimonies of involved people, collected in interviews and during thematic forums. For the interpretation of the data, we have chosen for content analysis in the proposal made by Bardin (2011). In general, this analysis allows us to affirm that the Pronacampo even adding intergovernmental level of performances, promoted the unsound reform in relation to educational aimed activities at the Brazilian countryside. For your critical links, the Pronacampo is closer to a "rural policy" than the subjects and social practices that make up the Rural Education. The materialization of Pronacampo in Afogados da Ingazeira suggests mobilization around this policy, considering that democratic discussions can positively redirect the engineering that supports the institutional responsible arrangements for implementing the activities in the states and municipalities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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