Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24718

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTILHO, Leonardo Augusto Gómez-
dc.contributor.authorLIRA, Flávia Wanderley Pereira de-
dc.date.accessioned2018-06-04T17:48:16Z-
dc.date.available2018-06-04T17:48:16Z-
dc.date.issued2016-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24718-
dc.description.abstractPartimos do pressuposto que o contexto da prática do design no campo de produção artesanal pode ser traduzido como um espaço de trocas e cooperação, pois é constituído de interlocuções entre os sujeitos-criadores com o meio [natural, social, econômico, cultural]. No momento em que designers e artistas-artesãos ComParTrilham ideias, saberes e experimentações, solidarizam-se em uma caminhada que gera novas produções de sentido, outras possibilidades de conhecimento, que para as artistas Lucimar Bello Frange e Lilian Amaral, autoras do termo, emerge de um processo em construção com o “Outro”. Neste sentido, a pesquisa busca compreender como esta prática de construção colaborativa impacta e transforma tanto o designer quanto o grupo de produção artesanal, observando, neste último, como se dá a apreensão sobre a sua realidade, sobre a cooperação para a construção do conhecimento, sobre as articulações e interações do grupo com o meio, a partir do momento da saída do designer do campo. Para tanto, foram elaborados indicadores, a partir do contexto experienciado, para estudar o campo em seus diferentes aspectos e perspectivas referentes aos modos de ser, aos modos de fazer e aos modos de viver do grupo Mulheres Fatechas, foco da pesquisa. Então, o desafio foi observar os processos, a conexão de saberes e do conhecimento com a finalidade de contribuir na construção de “desenhos” de modos de vida mais respeitosos e responsáveis, regeneradores das qualidades do sujeito e do meio onde ele está inserido. Os resultados da pesquisa indicaram maiores impactos nos modos de ser e nos modos de viver do que nos modos de fazer do grupo, apresentando uma relação muito mais ampla entre designers e artistas-artesãos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectInovação socialpt_BR
dc.subjectIndicadores qualitativospt_BR
dc.titleDesign e artesanato: compartrilhando caminhos para inovação socialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0543462789811916pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061771070429217pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn our vision, the context for the design practice in the field of handcraft production may be translated as a space of exchange and cooperation. That context is constructed through interlocutions between the subject creator with the surrounded - natural, social, economic, cultural, environment. The moment designers and artists-artisans share and tread ideas, know-how and experimentation, they generate new production of the senses and other possibilities of knowledge. This is called “ComParTrilhar”. According to artists Lucimar Bello Frange and Lilian Amaral, authors of the terminology, it is a practice of sharing and treading ideas that emerge from the process of construction with the “Other”. In this sense, this research tries to understand how this collaborative practice impacts and transforms the designers as well as the group of artisans by observing their process of apprehension of reality and the impact this process has over the cooperation for the construction of knowledge and over the articulations and interactions with the group and its environment when the designer leave the group. For the study, we elaborated a group of indicators to get a better understanding of the field and its different aspects. Qualitative indicators were constructed to measure the way of being, the way of doing and way of living of the socalled group “Mulheres Fatechas”. Through observation of the process, and analysis of the connections between know-how and knowledge of the group, it was possible to formulate a “design” of a more respectful and responsible way of living for the studied community, that also is able to regenerate the quality of the environment they are inserted. The results of the study indicated greater impact to the way of being and the way of living than to the way of doing of the group, presenting a much broader relationship between designers and artists-artisans.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Flávia Wanderley Pereira de Lira.pdf9,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons