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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24555

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dc.contributor.advisorFIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto-
dc.contributor.authorSILVA, Leniézia Cássia Duarte da-
dc.date.accessioned2018-05-04T22:04:49Z-
dc.date.available2018-05-04T22:04:49Z-
dc.date.issued2016-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24555-
dc.description.abstractAs cotas nas Universidades e Institutos Federais têm causado muita polêmica, mesmo com a sanção da Lei n° 12.711 de 2012 (Lei de Cotas). Diante desta circunstância, este trabalho analisa o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas dos cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Para tanto, apresentamos uma contextualização de aspectos referentes à política de ação afirmativa em outros países e no Brasil, assim como em relação à elaboração e implementação de Políticas Públicas. O banco de dados com resultados de todos os ingressantes no período de 2013 no Campus Cuiabá permitiu análises com o gênero, a raça, a renda e a idade. Alguns dos resultados observados, tais como etnia, mostraram que 64,10 % do total de alunos dos cursos são negros, e em relação a idade constaram em maior predominância os alunos entre 19 a 30 anos. Não houve diferença significativa em relação ao coeficiente de rendimento desses alunos quando comparados, o que mais uma vez descarta a ideia dos críticos em relação ao sistema de cotas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectCostas - Alunos IFMTpt_BR
dc.subjectEducação IFMTpt_BR
dc.titleCotistas e não cotistas: qual o desempenho dos alunos do IFMT?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6042514745840466pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6683806605359913pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe quotas in the Universities and Federal Institutes have caused much controversy, even with the sanction of Law n ° 12.711 of 2012 (Law of Quotas). In view of this circumstance, this work analyzes the performance of quota and non-quota students in the Subsequent Technical Courses to the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT). Therefore, it presents a contextualization of aspects related to affirmative action policy in other countries and in Brazil, as well as to the elaboration and implementation of Public Policies. The database with grades of all the students during 2013 in the Cuiabá Campus allowed analyzes with gender, ethnicity, income and age. Some of the observed results, such as ethnicity, showed that 64.10% of the total number of students in the courses are black, and in relation to age, the predominance of students between 19 and 30 years old. There was no significant difference in relation to the coefficient of income of these students when compared gender, ethnicity, income and age, which again discards the idea of critics to the quota system.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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