Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24438

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Vilma Maria Villarouco-
dc.contributor.authorMORAIS, Katia de Souza Corrêa Matos de-
dc.date.accessioned2018-04-23T19:54:29Z-
dc.date.available2018-04-23T19:54:29Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24438-
dc.description.abstractA pesquisa pretende analisar, sob o foco da Ergonomia do Ambiente Construído com ênfase na Acessibilidade Física, as 07 (sete) salas de aulas utilizadas pelos participantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), nas 04 (quatro) edificações a seguir; PROIDOSO, Espaço de Convivência, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas e Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, todas situadas na Universidade Federal de Pernambuco/Campus Recife. Com base nos resultados obtidos, o estudo traz proposições para minimizar as dificuldades da acessibilidade e contribuir para a permanência dos idosos no Programa. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com abordagem de métodos mistos, tendo em vista o intuito de qualificar, quantificar e interpretar os fenômenos observados. Como instrumentos de apoio à pesquisa temos a Visita Exploratória, o Passeio Acompanhado (Walkthrough), Questionário, Entrevista, Análise da Acessibilidade e das Variáveis de Conforto: lumínico, acústico e térmico, registro fotográfico/vídeos e áudio. Foram entrevistados um total de 241 idosos, sendo 14 facilitadores e 227 alunos, entre 60 a 90 anos. Dos facilitadores, 78,6% são do gênero feminino e 21,4% do gênero masculino. Quanto aos alunos, 88,8% são do gênero feminino e 9,9% do gênero masculino. O resultado da avaliação ambiental, com relação aos itens gerais e específicos, revelou que há homogeneidade na percepção dos alunos (média=60,0%) e facilitadores (média= 51,9%) em considerar as condições ergonômicas destes ambientes razoáveis. Quanto as variáveis de conforto ambiental, as únicas que atendem às normas em todos os ambientes foram o conforto acústico e a velocidade do ar. Com relação aos WCs, nenhum deles atende às normas de acessibilidade. O resultado sugere a adequação de espaços acessíveis e inclusivos a este público, como forma de assegurar a autonomia e preservar a participação ativa dos idosos ao Programa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomia do ambiente construídopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_BR
dc.subjectUniversidade aberta a terceira idadept_BR
dc.titleTravessias do tempo: elegendo caminhos sem obstáculos para um envelhecimento ativo na UNATI/UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2703735828172915pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3582673275818085pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThe research intends to analyze, from the perspective of the Ergonomics of the Built Environment, with emphasis on Physical Accessibility, the 07 (seven) classrooms utilized by the participants of the Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) programme, on the 04 (four) following edifications; PROIDOSO, Espaço de Convivência, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas and Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, all situated at the Universidade Federal de Pernambuco/Campus Recife. Based on the results, the study brings proposals to minimize accessibility issues and to contribute to the continued participation of the elderly in this programme. It is a multiple case study research with mixed approaches, with the intention to qualify, quantify and interpret the observed phenomena. As supporting tools to the research we have the Exploratory Visit and Data Collection, the Accompanied Walk (Walkthrough), Survey, Interview, Accessibility Analysis, and Comfort Variables: Optical, Acoustic and Thermal, photographic record/video and audio. A total of 241 elderly were interviewed, out of which 14 facilitators and 227 students, between 60 and 90 years old. Among the facilitators, 78.6% are of the female gender and 21.4% of the male gender. Regarding the students, 88.8% are of the female gender and 9.9% of the male gender. The result of the environmental evaluation, with respect to general and specific items, revealed that there is homogeneity in the perception of the students (mean=60,0%) and facilitators (mean=51.9%) in considering the ergonomic conditions of these environments reasonable. Regarding the variables associated with environmental comfort, the only ones that meet the standards in all environments were the acoustic comfort and the air speed. With respect to the WCs, none meet the standards of the accessibility norms (NBR 9050). The result suggests the adequacy of accessible spaces and inclusive to this public as means to securing the autonomy and preserving the active participation of the elderly in the Programme.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kátia de Souza Corrêa de Matos Moraes.pdf6,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons