Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24376

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira de-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Graciana Vieira de-
dc.date.accessioned2018-04-18T21:26:12Z-
dc.date.available2018-04-18T21:26:12Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24376-
dc.description.abstractEsta tese se propôs a estudar os processos envolvidos na construção de significados na transição para o 6º ano do Ensino Fundamental, acompanhada de uma mudança para uma nova escola. Adotando a perspectiva da Psicologia Cultural de orientação semiótica, buscamos entender como, nesse período de transição, o aluno se relaciona com o contexto escolar construindo novos significados na adaptação à nova realidade. Participaram da pesquisa, duas meninas e um menino, todos com 11 anos, alunos de uma escola pública de referência, situada em uma zona urbana do Recife. Analisamos os processos psicológicos através dos quais esses estudantes, na travessia para o 6º ano em uma nova escola, adquirem conhecimentos e reposicionam-se construindo novos significados. Consideramos os indivíduos que estudamos na sua unicidade e como agentes ativos com objetivos orientados para o futuro em um tempo irreversível. Os dados analisados, construídos nos primeiros três meses do ano letivo escolar, constituíram um texto escrito (uma redação sobre um personagem que muda de escola), imagens (representando algo importante para o aluno na transição), acompanhadas de um minitexto sobre essa(s) imagem(ns) e uma entrevista. Complementando esses dados, também utilizamos, ao longo da pesquisa, visitas a sites da internet, conversas informais com membros da equipe da escola e observações informais. As informações obtidas foram integralizadas constituindo três estudos de caso que compõem a nossa pesquisa. Em cada caso procuramos integrar como as informações obtidas convergiam para a compreensão dos processos de construção de significados visando, sobretudo, detectar a aquisição de novos conhecimentos e o reposicionamento dos estudantes. Identificamos uma dinâmica que relaciona a atividade imaginativa (presente na redação e, também, identificável na imagem, minitexto e entrevista) à realidade experienciada. Destacam-se, nessa dinâmica, ideias, artefatos, imagens – presentes na cultura coletiva – reconstruídos subjetivamente e externalizados pelos alunos. Os elementos destacados são concebidos como recursos semióticos que ancoram a ressignificação da realidade experienciada, face à transição estudada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.subjectImaginação em criançaspt_BR
dc.subjectConstrução de significadospt_BR
dc.subjectRecursos semióticospt_BR
dc.titleConstrução de significados na transição escolar para o 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7506057440195832pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7889645056048521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aimed at studying the processes involved in meaning-making in the trans 6th grade of Middle School accompanied by a move to a new school. Adopting th This thesis aimed at studying the processes involved in meaning-making in the transition to the 6th grade of Middle School accompanied by a move to a new school. Adopting the Cultural Psychology of semiotic orientation perspective, we seek to understand how, in this period of change, the student relates to the school context constructing new meanings in the adaptation to the new reality. Two girls and one boy, all aged 11 years and from a leading public school in a Recife urban area, participated in the research. We analyzed the psychological processes through which these students - transitioning to the 6th grade at a new school - acquire knowledge and reposition themselves, constructing new meanings. We assessed the studied individuals in their uniqueness and as active agents with future-oriented goals in an irreversible time. The analyzed data, constructed in the first three months of the school year, consisted of a written text (an essay about a character who changes schools), images (representing something important to the student in the transition), accompanied by a minitext about said images, and an interview. As additional data, we also used, throughout the research, visits to internet sites, informal talks with the school staff and informal observations. The information obtained was integrated into three case studies, which constitute our research. In each case we sought to integrate how the information obtained converged towards the understanding of the processes of meaning-making, aiming, above all, to detect the acquisition of knowledge and repositioning of the students. We identified dynamics that relate imaginative activity (present in the written text and also identifiable in the images, minitext and interview) to the reality experienced. Noteworthy in these dynamics are ideas, artifacts, images – present in collective culture – subjectively reconstructed and externalized by the students. These stand-out elements are conceived as semiotic resources that anchor the ressignification of the reality experienced in the transition.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Graciana Vieira de Azevedo.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons