Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24296

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cristina Teixeira Vieira de-
dc.contributor.authorRIOS, Daniele Moitinho Dourado Valois-
dc.date.accessioned2018-04-13T21:36:29Z-
dc.date.available2018-04-13T21:36:29Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24296-
dc.description.abstractA dissertação tem como objetivo analisar os valores e representações de gênero (masculino versus feminino) criados/difundidos pelo forró eletrônico no período compreendido entre os anos de 1992 e 2012. Utilizando como material de estudo os álbuns oficiais lançados por seis dos principais nomes do gênero midiático (as bandas Mastruz com Leite, Magníficos, Limão com Mel, Calcinha Preta, Aviões do Forró e Garota Safada), o trabalho empreende investigações sobre o lugar social ocupado por homens e mulheres ao longo desses 20 anos, examinando, dentre outras questões, se o ritmo rompe com os modelos de feminilidade e masculinidade historicamente associados à região Nordeste. A metodologia adotada como aporte para a observação das músicas foi a Análise do Discurso Francesa, com base no conceito de Ethos. Para realizar a “inspeção” do forró eletrônico enquanto gênero midiático, fora utilizado o processo de análise da música popular massiva proposto por Janotti Jr., que leva em consideração aspectos como as performances e as características técnicas e econômicas presentes nas canções. Em linhas gerais, foi possível perceber que o gênero midiático se sagra importante e inovador ao dar voz às mulheres para exprimirem seus sentimentos e anseios, aspecto que não ocorria no forró tradicional. Além disso, notou-se que os homens e mulheres do forró eletrônico passaram por mudanças significativas ao longo dos anos, chegando a constituir sujeitos totalmente distintos (e, de certa forma, até contraditórios) entre si.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectForró (Música)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.titleÉ festa, amor e sexo? Um estudo sobre as representações de gênero no forró eletrônicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6264673517814033pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6777463656092350pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe dissertation aims to analyze the values and representations of gender (male versus female) created/disseminated by the electronic forró in the period between 1992 and 2012. Using as study material the official albums released by six major names in the media (the bands Mastruz com Leite, Magníficos, Limão com Mel, Calcinha Preta, Aviões do Forró and Garota Safada), this work undertakes research on the social role played by men and women throughout these 20 years, examining, among other issues, if the rhythm breaks the stereotypes of femininity and masculinity historically associated with the northeast of Brazil. The methodology used as input was the French Discourse Analysis, based on the concept of Ethos. As an auxiliary method had been used the analysis process of massive popular music proposed by Janotti Jr., which takes into account aspects such as performances and the technical and economic characteristics present in the songs. Generally speaking, it was revealed that the eletronic forró is important and innovative in giving voice to women to express their feelings and desires, an aspect that was not the case in the traditional forró. In addition, it was noted that men and women who make up the media genre have changed significantly over time, getting to be totally different subjects (and, somehow, even contradictory) amongst themselves.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daniele Moitinho Dourado Valois Rios.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons