Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24213

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIOR, Armando de Albuquerque Souto-
dc.contributor.authorSOBRINHO, Antônio Alves-
dc.date.accessioned2018-04-10T21:55:03Z-
dc.date.available2018-04-10T21:55:03Z-
dc.date.issued1993-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24213-
dc.description.abstractA produção da cultura de massa no Nordes te e, em particular em Pernambuco, se deu ao início dos anos '50 através do rádio e do disco; neste último caso, destaca-se com um papel relevante a Fabrica de Discos Rozenblit Ltda. Única gravadora fora do eixo centro-sul (RJ/SP), ela atendia pedidos para a gravação e prensagem de discos para todo o Norte/Nordeste, chegando a ter filiais no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Nos anos em que existiu (1953-1989), sua produção fonográfica destacou-se pela divulgação de gêneros musicais brasileiros, nordestinos em particular e pernambucanos especialmente. O presente trabalho limitou-se ao estudo da produção fonográfica em 78 r.p.m (rotações por minutos) entre os anos de 1953 a 1964, anos áureos da Rozenblit; estas gravações revelam o compromisso da gravadora com a política desenvolvimentista nacional dos anos '50 e com o projeto regionalista pernambucano, ideologicamente embasado nos escritos de Gilberto Freyre e vivenciado no Congresso de Salvação do Nordeste (1955) e nas lutas políticas para a formação da SUDENE. Mais do que um simples projeto industrial, a Rozenblit marcou culturalmente toda uma geração de pernambucanos: maestros, arranjadores, músicos, compositores, autores, intérpretes e consumidores que dedicaram parte de suas vidas ao funciona mento deste projeto. O frevo se tornou conhecido nacionalmente graças à Rozenblit; ciranda, maracatu, coco-de-roda não teriam registros fonográficos sem a existência desta industria cultural em Pernambuco. Daí a importância de se resgatar a memória discográfica do Nordeste e do nosso estado através do estudo da produção fonográfica da Rozenblit.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRozenblitpt_BR
dc.subjectIndustria cultural - Pernambucopt_BR
dc.subjectMemória discográfica - Nordestept_BR
dc.subjectProdução fonográficapt_BR
dc.titleDesenvolvimento em 78 rotações: a indústria fonográfica Rozenblit (1953-1964)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1175102515202082pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0940246266097579pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Antônio Alves Sobrinho.pdf12,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons