Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2421
Title: WhatMatter: extração e visualização de características em opiniões sobre serviços
Authors: SIQUEIRA, Henrique Borges Alencar
Keywords: Opiniões;Serviço;Análise de Sentimentos;Processamento de Linguagem Natural;Extração de Características;WhatMatter
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Borges Alencar Siqueira, Henrique; de Almeida Barros, Flávia. WhatMatter: extração e visualização de características em opiniões sobre serviços. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O número crescente de blogs, foruns e redes sociais na Web aumentou drasticamente a quantidade de textos contendo não apenas fatos mas também opiniões. Com a popularização do E-commerce, um grande número destas opiniões são resenhas de consumidores sobre produtos e serviços. Esta tendência motivou diversas pesquisas e aplicações comerciais buscando a análise automática das opiniões disponíveis. Claramente, esta informação é crucial para novos consumidores, gerentes e empresários que gostariam de tomar suas decisões baseadas no que outras pessoas opiniaram. Considerando as opiniões dadas sobre serviços como lojas e hotéis, é particularmente dificil identificar de maneira automatizada as características (eg. atendimento, entrega, localização, etc.) que influiram na escolha e na satisfação do consumidor. Neste trabalho apresentamos o WhatMatter, um sistema de Análise de Sentimentos que realiza a identificação, extração, classificação e sumário de características em opiniões através de um processo automatizado inovador. Este processo é formado por cinco passos principais: pré-processamento, identificação de substantivos mais freqüentes, identificação dos substantivos relevantes, mapeamento de indicadores e remoção de substantivos não-relacionados. O protótipo deste sistema foi aplicado em opiniões sobre o serviço prestado por lojas de e-commerce brasileiras com resultados bastante satisfatórios
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2421
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3250_1.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.