Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2400
Título: Propostas de novos algoritmos para redes neurais modulares
Autor(es): Medeiros Outtes Alves, Victor
Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais Modulares;Decomposição de Tarefas
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Medeiros Outtes Alves, Victor; Darmiton da Cunha Cavalcanti, George. Propostas de novos algoritmos para redes neurais modulares. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Em muitas tarefas a máquina é mais eficiente do que o ser humano, sendo capaz de realizar com precisão e rapidez: operações matemáticas, armazenamento de dados, pesquisa textual, entre muitas outras tarefas. Porém, tarefas simples para o ser humano como o reconhecimento da face de uma pessoa, são extremamente complexas para a computação tradicional realizar. A busca por algoritmos que possuam alguma forma de inteligência similar a modelos biológicos (principalmente o modelo dos seres humanos), há décadas inspira e influencia vários pesquisadores. Uma das maiores áreas da Inteligência Computacional é a das Redes Neurais Artificiais, inspiradas na redes neurais biológicas, que são compostas por neurônios e conexões sinápticas. As redes neurais modulares se utilizam das vantagens da modularização para superarem de alguma forma as redes não modulares. Elas buscam minimizar as diferenças entre as redes naturais e artificiais. Uma rede modular é um conjunto independente de redes neurais monolíticas trabalhando em conjunto para solucionar um problema. Um dos maiores desafios na construção de redes modulares é a decomposição do problema em problemas mais simples. Este trabalho propõe novas técnicas para melhorar o desempenho de redes neurais modulares baseadas na similaridade entre classes. Entende-se por desempenho o grau de acertividade e/ou a velocidade de treinamento do modelo. Foram propostos métodos que influenciam etapas distintas da construção de uma rede modular. Duas das propostas buscam otimizar a decomposição do problema, permitindo a criação dos módulos, através da matriz de confusão desse problema. Uma terceira proposta visa a obtenção de uma composição, ou arquitetura, de módulos que melhore o desempenho do modelo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2400
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3227_1.pdf3,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.