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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23916

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMBRÓSIO, Carmem Lygia Burgos-
dc.contributor.authorSILVA, Gesikelly Lopes da-
dc.date.accessioned2018-03-09T16:00:33Z-
dc.date.available2018-03-09T16:00:33Z-
dc.date.issued2018-03-09-
dc.date.submitted2018-01-18-
dc.identifier.citationSILVA, G. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23916-
dc.description.abstractA mídia impõe contradições quando transmite apelo por hábitos de vida saudáveis, culto a magreza e simultaneamente veicula propagandas que estimulam o consumo de alimentos calóricos. O avanço nos índices de insatisfação corporal é notório e o poder midiático favorece a elevação desses indicadores quando impõe padrões ideais de imagem corporal, propiciando o desenvolvimento de comportamentos alimentares de risco. O presente estudo objetivou avaliar a influência da mídia sobre o comportamento alimentar e a insatisfação com a imagem corporal em universitários. A população do estudo foi composta por universitários dos cursos de Nutrição, Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. A coleta de dados foi realizada através de questionários autoaplicáveis: dados socioeconômicos (questionário de Classificação Econômica - ABEP, sexo, idade); Eating Attitudes Test - EAT-26; Escala de Silhueta de Stunkard; Body Shape Questionnaire – BSQ; Questionário Sociocultural Attitudes Towards Appearance Scale, terceira versão SATAQ-3; e avaliação antropométrica: peso e altura, para calculo do IMC. As análises estatísticas ocorreram utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 13.0. Foram analisados 128 graduandos, 43 do curso de Nutrição, 43 do curso de Licenciatura em Educação Física e 42 do curso de Bacharelado em Educação Física, sendo 53,9% do sexo masculino. 57,8% classificaram-se em estado nutricional normal, 11,7% com baixo peso e 30,5% em excesso de peso. A prevalência de comportamento de risco para transtornos alimentares foi de 5,5%. De acordo com o BSQ, 6,2% apresentaram algum grau de preocupação e insatisfação corporal. Conforme a escala de silhuetas, 30,5% exibiram distorção da imagem corporal e 26,6% se encontravam insatisfeitos. Quanto ao SATAQ-3, 48,8% apresentou alta internalização dos padrões socioculturais na imagem corporal. Os participantes apresentaram baixa prevalência de padrões alimentares de risco e insatisfação corporal, embora uma parcela razoável demonstrasse distorção corporal. Existe uma alta internalização de padrões socioculturais pré-estabelecidos.pt_BR
dc.format.extent75 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagem Corporalpt_BR
dc.subjectComportamento Alimentarpt_BR
dc.subjectMeios de Comunicação de Massapt_BR
dc.titleInfluência da mídia sobre o comportamento alimentar e imagem corporal em universitáriospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Raquel Araújo de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795641U9pt_BR
dc.description.abstractxThe media imposes contradictions when it conveys appeal for healthy living habits, worship thinness and simultaneously conveys advertisements that stimulate the consumption of caloric foods. The advance in the indices of body dissatisfaction is notorious and the media power favors the elevation of these indicators when it imposes ideal patterns of corporal image, propitiating the development of risky alimentary behaviors. This study aimed to evaluate the influence of the media on eating behavior and dissatisfaction with body image in university students. The study population was composed of university students from the Nutrition courses, Degree in Physical Education and Bachelor in Physical, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Data collection was performed through self-administered questionnaires: Socioeconomic data (Economic questionnaireABEP, sex, age); Eating Attitudes Test - EAT-26; Stunkard Silhouette Scale; Body Shape Questionnaire - BSQ; Sociocultural Questionnaire Attitudes Towards Appearance Scale, third version - SATAQ-3; and anthropometric evaluation: weight and height, to calculate the IMC. Statistical analyzes were performed using Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software version 13.0. A total of 128 undergraduates, 43 of the Nutrition course, 43 of the Licentiate degree in Physical Education and 42 of the Bachelor of Physical Education course were analyzed, 53.9% male. 57.8% were classified as normal nutritional status, 11.7% were underweight and 30.5% were overweight. The prevalence of risk behavior for eating disorders was 5.5%. According to the BSQ, 6.2% presented some degree of concern and body dissatisfaction. According to the silhouettes scale, 30.5% showed body image distortion and 26.6% were dissatisfied. As for SATAQ-3, 48.8% presented high internalization of sociocultural patterns in body image. Participants had a low prevalence of dietary patterns of risk and body dissatisfaction, although a reasonable proportion showed body distortion. There is a high internalization of pre-established sociocultural patterns.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5907166015572440pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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