Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23899

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPONTUAL, Virginia Pitta-
dc.contributor.authorVILLARIM, Lizia Agra-
dc.date.accessioned2018-03-07T18:48:38Z-
dc.date.available2018-03-07T18:48:38Z-
dc.date.issued2013-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23899-
dc.description.abstractNesta pesquisa estudamos a representação das cidades nordestinas no cinema, construída pelos diretores dos filmes que as utilizam como cenário, entendendo esta atividade como uma prática social que pode conduzir a preservação destas, à medida que proporciona sua apropriação pelos diversos espectadores. Como estudo de caso deste contexto, analisamos a cidade de Cabaceiras, Paraíba, que sediou mais de 24 produções cinematográficas e possui, ainda, diversos aspectos e eventos relevantes que fazem parte da sua história, sendo referentes a acontecimentos e sujeitos locais. O objetivo desta pesquisa é mostrar que esta cidade pode ser considerada um bem cultural, passível de se tornar patrimônio cultural, à medida em que os atributos que lhe identificam e caracterizam são, também, utilizados pelos diretores do cinema para formular a representação das cidades da região nordeste em suas produções. Para comprovar tal hipótese, buscamos, segundo a Teoria Contemporânea da Conservação (VINÃS, 2006), identificar os atributos materiais e imateriais que caracterizam a cidade como bem cultural, assim como, comprovar, mediante a Teoria da Representação (CHATIER, 1990), se os mesmos são utilizados pelos diretores na construção da representação das cidades nordeste no cinema. Para analise foram selecionados os filmes de maior representatividade rodados em Cabaceiras, sendo aqueles que registraram a maior bilheteria e, também, o número de prêmios, resultando no estudo de O Auto da Compadecida (1998) e Romance (2008), ambos de Guel Arraes, e Canta Maria (2006) do diretor Francisco Ramalho Junior. A pesquisa foi guiada pelo pressuposto de que, por ser a representação das cidades do nordeste no cinema, Cabaceiras teria um diferencial perante as demais cidades, que lhe tornaria passível do reconhecimento como patrimônio cultural, à medida que pode identificar e caracterizar a região por meio do conhecimento e apropriação dos seus atributos. Por tanto, a partir dos resultados que apresentamos no final deste trabalho, comprovamos à referida hipótese e destacamos, ainda, os motivos e razões da necessidade do seu reconhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversiade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidades e vilaspt_BR
dc.subjectRelações culturaispt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação cinematográficapt_BR
dc.titleIdentificação e representação da cidade de Cabaceiras – PBpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4668660847407217pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1014880910768142pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we will study the representation of northeastern cities in cinema, built by film directors who use them as filming locations, understanding this activity as a social practice that can lead to the preservation of them, as it delivers its appropriation by many viewers. As a case study of this context, we analyzed the city of Cabaceiras, Paraíba, in which more than 24 film productions were set, and also has various aspects and important events that are part of its history, referring to events and local subjects.The purpose of this research is to show that this city can be considered a cultural asset, likely to become cultural heritage, as far as the attributes that identiry and characterize it are also used by film directors to formulate the representation of cities of the Northeast in their productions.To prove this hypothesis, we sought to, according to the Contemporary Theory of Conservation (VINÃS, 2006), identify the tangible and intangible attributes that characterize the city as a cultural asset, as well as prove, by the Theory of Representation (CHATIER, 1990), if those are used by the directors in the construction of the representation of northeastern cities in cinema. For the analysis, we selected the most representative films shot in Cabaceiras, which reported the highest grossing and number of awards, resulting in the study of O Auto da Comparecida (1998) and Romance (2008), both by Guel Arraes, and Canta Maria (2006), by director Francisco Ramalho Junior.The research was guided by the assumption that, being the representation of the northeastern cities in cinema, Cabaceiras has a difference towards other cities, which would make it recognizable as cultural heritage, as they can identify and characterize the region through knowledge and ownership of their attributes. Therefore, by the results that we present at the end of this paper, we prove the hypothesis and also highlight the motives and reasons for the need of recognition.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lizia Agra Villarim_Mestrado Desenvolvimento Urbano_Centro de Artes e Comunicação_2013.pdf4,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons