Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23837
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALDANHA, Renato Machado | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Elayne Karine da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-21T19:03:15Z | - |
dc.date.available | 2018-02-21T19:03:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2017-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, E. K. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23837 | - |
dc.description.abstract | Encontra-se na literatura muitos estudos sobre avaliação da aprendizagem. Entretanto, são poucos os trabalhos que a relacionam com o projeto histórico de sociedade, ou seja, a sociedade que temos e a que queremos construir. Sabendo da importância da função da avaliação enquanto categoria decisiva dentro da escola o presente estudo tem como objetivo refletir e analisar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física da escola Referência em Ensino Médio Professor Barros Guimarães no município de Glória do Goitá-Pe, investigando como se articulam as práticas avaliativas e a organização do trabalho pedagógico, para em seguida formular proposta de superação a fim de qualificar o processo avaliativo principalmente na área de Educação Física Escolar. Para tanto, fez-se com uma abordagem qualitativa com característica descritiva, que foram norteadas com base em duas questões: Quais as relações que podem ser encontradas entre as práticas avaliativas e as características da organização de nossa sociedade no modo capitalista de produção? E qual a finalidade da avaliação hoje e como acreditamos ser seu real objetivo? Este estudo teve como fundamentação teórica o Materialismo Histórico Dialético e a Pedagogia Histórico Crítica. Para metodologia Utilizou-se como categoria de análise a proposta por Thiollent onde processo de pesquisaação é dividido em quatro principais etapas: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase de avaliação. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Abordagem Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Avaliação das condições de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação do processo ensino aprendizagem na educação física escolar: uma proposta de qualificação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | There are many studies literatura on learning assessment. However, there are few works that relate it to the historical project of society, that is, the society that we have and that we want to build. Knowing the importance of the function of evaluation as a decisive category within the school, the present study aims to reflect and analyze the pedagogical work of the teacher of Physical Education of the school Reference in High School Professor Barros Guimarães in the municipality of Glória do Goitá-Pe, investigating how Articulating the evaluation practices and the organization of the pedagogical work, to then formulate a proposal of overcoming in order to qualify the evaluation process mainly in the area of Physical School Education.. To do so, it was made with a qualitative approach with descriptive characteristic, which were guided based on two questions :. What relationships can be found between evaluative practices and the characteristics of the organization of our society in the capitalist mode of production? E What is the purpose of the evaluation today and how do we believe it to be your real goal? This study had as theoretical foundation the Historical Materialism Dialectic and the Critical Historical Pedagogy. For methodology The Thiollent proposal was used as the analysis category where the action-research process is divided into four main stages: exploratory phase, main phase, action phase and evaluation phase. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Elayne Karine da Silva.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons