Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23831
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Marcelus Brito de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alex Geraldo da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-21T18:31:15Z | - |
dc.date.available | 2018-02-21T18:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. G. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23831 | - |
dc.description.abstract | O Futsal é um fenômeno cultural muito presente neste país, o Brasil, e o ensino deste Esporte geralmente fica a cargo do professor de Educação Física. Devido à alta demanda do esporte e também pela precarização do ensino da modalidade se faz necessário mais estudos. O objetivo geral deste estudo é comparar as principais Pedagogias aplicadas ao ensino do Futsal a fim de apontar suas diferenças e similaridades. Para obtenção das fontes que embasaram esse estudo foi utilizado uma revisão da literatura com artigos disponíveis gratuitamente nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico entre os anos 1990 até 2017, além de livros sem recorte temporal. Esta pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa já que não se preocupa com quaisquer representações numéricas, exploratória devido a intenção de apresentar maior familiaridade ao tema discutido e de natureza aplicada, visto que pretende fornecer uma análise com o objetivo de aplicação prática. O tratamento dos dados consistiu numa análise de conteúdo temática caracterizando e comparando as principais Pedagogias do Esporte. Os resultados apresentaram muitas semelhanças entre as linhas pedagógicas, e algumas diferenças pontuais especialmente na ênfase dada a determinados aspectos. As Pedagogias do Esporte e os resultados apontados foram subsidiados por uma discussão com embasamento filosófico entre grandes filósofos e pedagogos como Locke, Vygotsky e Piaget. Concluímos que as principais Pedagogias do Esporte apresentam mais similaridades no ensino do Futsal do que o esperado contrariando a hipótese inicial deste trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Futebol de Salão | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Física e Treinamento | pt_BR |
dc.title | Diferenças e similaridades entre pedagogias aplicadas ao futsal | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Futsal is a cultural phenomenon very present in this country, Brazil, and the teaching of this sport is usually in charge of the Physical Education teacher. Due to the high demand of the sport and also because of the precariousness of teaching the sport, more studies are needed. The general objective of this study is to compare the main Pedagogies applied to the teaching of Futsal in order to point out their differences and similarities. To obtain the sources that supported this study was used a review of the literature with articles available for free in the databases SCIELO and Google Academic between the years 1990 to 2017, in addition to books without temporal cut. This research was characterized by a qualitative approach since it does not worry about any numerical representations, exploratory due to the intention to present a greater familiarity to the discussed topic and of applied nature, since it intends to provide an analysis with the objective of practical application. The data treatment consisted of a thematic content analysis characterizing and comparing the main Sports Pedagogies. The results presented many similarities between the pedagogical lines, and some occasional differences especially in the emphasis given to certain aspects. The Sports Pedagogies and the results pointed out were subsidized by a discussion with philosophical foundations between great philosophers and pedagogues like Locke, Vygotsky and Piaget. We conclude that the main Sports Pedagogies present more similarities in Futsal teaching than expected contrary to the initial hypothesis of this work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, ALEX GERALDO DA.pdf | 642,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons