Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2379
Título: WFS: um sistema de arquivos baseado na política Write- Once Read-Many no espaço do usuário
Autor(es): Lins Falcão, Tiago
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho;Write-Once Read-Many;FUSE;Linux
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lins Falcão, Tiago; Romero Martins Maciel, Paulo. WFS: um sistema de arquivos baseado na política Write- Once Read-Many no espaço do usuário. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: RESUMO O constante crescimento da quantidade de dados armazenados em computadores trouxe a necessidade de assegurar a integridade e a confiabilidade dessas informa¸c oes. Dessa forma, princ´ıpios como os do Write-Once Read-Many (WORM) podem ser aplicados para reduzir o risco associado _ à perda de informações involuntariamente. Este trabalho apresenta um sistema de arquivos WORM, o WFS, implementado a partir da infraestrutura FUSE. Este sistema fornece os recursos fundamentais WORM, por exemplo, não permitindo que os arquivos e diret´orios sejam renomeados ou removidos ou que haja a utilização de comandos de superusuário. O WFS possui o foco em usuários domésticos, que precisam armazenar dados como e-mails, fotos, músicas, sem um alto investimento financeiro. Como principais requisitos do sistema desenvolvido, podemos citar: ser código-livre; atender a usuários sem privilégios de administração; ser instalado e configurado facilmente; apresentar desempenho satisfatório; possibilitar uma forma alternativa de modifica ção e de remoção; permitir o gerenciamento dos dados de forma simples. Por fim, uma avaliação de desempenho foi realizada com o objetivo de reduzir a perda de desempenho em relação ao Ext3. Para tal, técnicas de experimento fatorial 2k foram utilizadas. Ficou constatado que, para a carga de teste utilizada, o WFS introduziu uma perda de desempenho inferior a 12% quando comparado ao Ext3 não-WORM
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2379
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3206_1.pdf2,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.