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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23748
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Adriano Bento | - |
dc.contributor.author | LIMA, Jociéllen Maria Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T13:46:35Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20T13:46:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, J. M. G. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23748 | - |
dc.description.abstract | O nível de atividade física vem diminuindo progressivamente durante á infância e adolescencia, em contrapartida o tempo despendido com comportamento sedentário cresce ao longo do tempo. A infância e adolescência são períodos de grande vulnerabilidade para a saúde e para o estabelecimento de fenótipos comportamentais no indivíduo. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre o tempo despendido em comportamentos de brincadeira com o nível de atividade física espontânea, atividade física voluntária e comportamento sedentário durante a infância e juventude de ratos. A amostra foi constituída por 30 ratos machos que foram submetidos á uma gaiola de atividade física, composta por três cicloergometros para realização da atividade física na roda e uma câmera infravermelha para registro dos comportamentos. O registro do tempo dedicado aos comportamentos de brincadeira, atividade física voluntária, atividade física na roda e comportamento sedentário foi realizado durante 5 semanas, dos 21 aos 62 dias de idade. Os animais foram classificados em “mais” e “menos” de acordo com seu tempo semanal dedicado para cada comportamento. A maioria dos ratos foram classificados como “mais” nos comportamentos de brincadeira, atividade física espontânea e no comportamento sedentário, e classificados como “menos” na atividade física na roda. A análise permitiu identificar que os animais que tinham maior tempo dedicado aos comportamentos de brincadeira, atividade física espontânea e menor tempo dedicado ao comportamento sedentário estavam associados com maiores níveis de atividade física voluntária na roda. Com isso, os comportamentos construídos através da interação social durante a infância e adolescência parecem ter um papel fundamental para estabelecer um comportamento ativo nos animais ao longo de sua trajetória de vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividade Física | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Pode o tempo dedicado aos comportamentos de brincadeira estar associado com o nivel de atividade física durante a infância e juventude de ratos? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W6064170 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The level of physical activity decreases progressively during childhood and adolescence, in contrast, the time spent with sedentary behavior grows over time. Childhood and adolescence are periods of immense vulnerability for health and the establishment of behavioral phenotypes in the individual. Therefore, the objective of this study was to evaluate the association among the time spent on the behaviors of physical activity in the wheel-running, play, spontaneous physical activity and sedentary behavior during the childhood and youth of rats. The sample was constituted for 30 rats males that were submitted to a cage of physical activity, composed by a cycle ergometer to perform the physical activity in the wheel-running and an infrared camera to record the behaviors. The time record dedicated to the behavior of play, voluntary physical activity, physical activity in the wheel-running and sedentary behavior was performed during 5 weeks, from 21 to 62 days of age. The animals were classified in "more" and "less" according to their dedicated weekly time for each behavior. Most rats were classified as "more" in play behavior, spontaneous physical activity and sedentary behavior, and classified as "less" in physical activity on the wheel-running. The analysis allowed to identify that the animals that had more time dedicated to the behaviors of play, spontaneous physical activity and less time dedicated to the sedentary behavior were associated with greater levels of voluntary physical activity in the wheel –running. We concluded that, behaviors constructed through social interaction during childhood and adolescence seem to have a role fundamental to establish an active behavior in the animals throughout their life trajectory. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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