Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2368
Título: Desenvolvimento de uma plataforma para monitoramento remoto de pacientes idosos.
Autor(es): Inacio Marques da Fonseca, George
Palavras-chave: Telehomecare;Telemedicina;Sistemas Embarcados
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Inacio Marques da Fonseca, George; Eusébio de Lima, Manoel. Desenvolvimento de uma plataforma para monitoramento remoto de pacientes idosos.. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Atualmente, muitos países estão sendo pressionados a remodelar a estrutura financeira e de serviços dos seus sistemas de saúde na tentativa de se adequarem às necessidades da crescente população idosa e ao aumento do número de pacientes crônicos. Esses grupos, normalmente, têm um índice alto de entradas em hospitais, bem como grandes períodos de internação, o que acarreta um impacto negativo na qualidade de vida do paciente, bem como um aumento no custo do tratamento. Esse cenário é responsável pela tendência mundial em se buscar alternativas para diminuir a pressão sofrida pelos sistemas de saúde. Com a expansão do acesso aos meios de comunicações por uma fração cada vez maior da população mundial, a alternativa que se mostra cada vez mais viável é o Telehomecare. O Telehomecare é uma aplicação da Telemedicina que promove serviços de saúde aos pacientes em suas casas. Por sua vez, Telemedicina é o uso de Tecnologia da Informação e Tecnologia de Telecomunicações para promover serviços de saúde à distância. Baseado nesses conceitos, este trabalho propõe um sistema Telehomecare para monitoramento de pacientes a partir de suas residências. Esse sistema consiste em uma unidade de monitoramento que se conecta a sensores de sinais vitais presentes na residência do paciente, capta os dados desses sensores e os transmitem de forma segura para uma central de monitoramento, onde esses dados podem ser armazenados, analisados e disponibilizados aos profissionais de saúde envolvidos no tratamento através de unidades de consulta. Este trabalho priorizou a implementação da unidade de monitoramento e implementou minimamente as outras partes para fazer a validação do sistema
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2368
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3190_1.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.