Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23538

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Circe Maria Gama-
dc.contributor.authorABREU, Danilo Wanderley Matos de-
dc.date.accessioned2018-02-05T19:35:19Z-
dc.date.available2018-02-05T19:35:19Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23538-
dc.description.abstractAspectos externos à escola, a exemplo dos espaços da cidade, constituem possíveis influenciadores do rendimento escolar de estudantes, sendo imprescindíveis de serem investigados. A introdução da análise morfológica nas pesquisas em educação pode colaborar com a avaliação de nuances relacionadas às configurações do ambiente, à localização geográfica, ao entorno espacial, à geometria das vias de circulação e dos caminhos que conectam a casa à escola. Logo, as circunstâncias ao longo desses trajetos são passíveis de afetarem o desempenho educacional de jovens durante o processo de ensinoaprendizagem. Nesse contexto, teve-se como objetivo identificar a contribuição dos aspectos urbanos no desempenho escolar de jovens do ensino fundamental do 5º ao 9º ano. Trata-se de estudo analítico desenvolvido com dados secundários do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 9106 alunos, de todas as escolas públicas em anos finais do ensino fundamental sediadas na zona urbana da cidade de João Pessoa/PB. Para verificar a influência desses aspectos no desempenho escolar foram selecionadas variáveis independentes abrangendo dados sociais, econômicos e urbanos divididos nas seguintes categorias: socioeconômicas, tipológicas, conforto, estruturais e morfológicas. Como forma de compreender a influência da cidade e de seu entorno, utilizou-se a ferramenta Urban Network Analysis no sistema de geoprocessamento, incluindo informações territoriais, representadas de forma inédita para estudos educacionais através de centroides. Esse processamento foi confrontado com o desempenho individual dos estudantes mostrando por meio de estatística multinível que até 20,8% das notas dos alunos sofrem influência decorrente de fatores externos ao ensino intraescolar e que os aspectos urbanos elencados contribuíram significativamente nos resultados finais de provas e avaliações. Evidenciou-se que o desempenho escolar não é função única do esforço, mas das circunstâncias que rodeiam o aluno, a exemplo da forma urbana, oferta de espaços de interação, criminalidade e condicionantes sociais. Assim, a pesquisa agrega conhecimentos com enfoque multidisciplinar inovador pautado na articulação entre urbanismo e educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectAnálise multinívelpt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.subjectÁrea urbanapt_BR
dc.subjectSintaxe espacialpt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.titleInfluência dos aspectos urbanos no desempenho dos alunos da rede fundamental de ensinopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6231729664406552pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4094519987835330pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxIssues external to school, like the city areas, are possible influencers of students performance, being essential to be investigated. The introduction of morphological analysis in research in education can contribute to the evaluation of nuances related to environmental settings, geographic location, space environment, geometry of traffic routes and paths that connect the house to school. Therefore, the circumstances along these paths are likely to affect the educational performance of young people during the teachinglearning process. In this context, this study aimed at identifying the contribution of urban aspects in the school performance of students in the elementary school from 5th to 9th grade. This is an analytical study conducted with secondary data on 9106 students from the Basic Education Assessment System in all public schools in the final years of primary school based in the urban area of the city of João Pessoa/PB. To check the influence of these aspects in school performance, independent variables covering social, economic and urban data were selected and divided into the following categories: socioeconomic, typological, comfort, structural and morphological. In order to understand the influence of the city and its surroundings, the Urban Network Analysis tool was used in the geoprocessing system, including country information, represented an unprecedented way for educational studies through centroids. This processing was faced with the individual performance of students showing through multilevel statistics that up to 20,8% of the students' grades are suffering due to the influence of factors external to intra-scholar education and urban issues listed significantly contributed in the final results of tests and assessments.It was evident that school performance is not only due to the effort, but the circumstances surrounding the student, such as the urban form, offer spaces for interaction, crime and social conditions. Thus, the research adds expertise with innovative multidisciplinary approach founded on the relationship between urban planning and education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABREU Danilo_Tese MDU 2016.pdf5,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons