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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23533

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho-
dc.contributor.authorSAMPAIO, Denise Braga-
dc.date.accessioned2018-02-05T18:25:06Z-
dc.date.available2018-02-05T18:25:06Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23533-
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre as questões relacionadas com a Competência em Informação e Mediação; entendendo estas práticas como importantes ações no campo de atuação dos bibliotecários. Destarte, tendo em vista que o Portal de Periódicos da Capes é uma importante ferramenta de auxílio à pesquisa e que seus colaboradores, sobretudo os bibliotecários responsáveis pelo Portal nas instituições de Ensino Superior (chamados de help desks), têm papel importante para a promoção do Portal. Buscou-se, nestes profissionais, o entendimento tanto da Competência em Informação, como da mediação. Tem ainda o objetivo de analisar a visão destes profissionais quanto aos seus papéis de mediadores e promotores da competência em informação, tomando por função, suas atuações enquanto help desks do Portal de Periódicos da Capes. Como forma de viabilizar e atender a este objetivo tomou-se por ambientes da pesquisa, as Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por atores, os bibliotecários help desks, respectivamente, dos núcleos Fortaleza e Recife. Para atingir os objetivos, aplicou-se questionário que abrangesse cinco pontos cruciais: a caracterização dos bibliotecários help desks, identificação de suas rotinas, os mecanismos de divulgação utilizados para o treinamento do Portal, a relação entre estes profissionais e seus deveres pedagógicos, de mediação e desenvolvimento de competências, bem como a relação entre competência em informação e mediação bibliotecária. Este, foi submetido à análise de conteúdo, tendo por etapa de unitarização a composição dos cinco blocos acima citados e a categorização com base nos estudos de Alejandro Uribe Tirado, La alfabetización informacional en la universidad (2009), que trata do grau de comprometimento das instituições quanto à competência em informação, dividindo-as em instituições comprometidas, em crescimento, iniciantes e desconhecedoras, e o segundo estudo, de Elizabeth Adriana Dudziak, Information Literacy: princípios, filosofia e prática (2003), que trata da visão ou ênfase que os profissionais podem ter da competência em informação, sendo estas: ênfase na informação, no conhecimento ou na aprendizagem. Tendo em vista estes estudos, bem como as respostas dos atores envolvidos na pesquisa, obteve-se como resultado que o entendimento dos bibliotecários help desks de ambas as instituições é, ainda, muito básico em relação à temática, com prevalência de um discurso técnico e pouco voltado para os usuários, com enfoque maior no acesso e nas ferramentas que o Portal dispõe. Assim, e levando em consideração as ações macro (projetos e disciplinas) referentes tanto à competência em informação e à mediação, observou-se que ambas as instituições estão ainda entre os níveis iniciante e desconhecedora, apontados por Tirado e, pelo discurso das respondentes, a ênfase dada à competência em informação está pautada na informação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectPeriódicos acadêmicospt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectComunicação na ciênciapt_BR
dc.subjectPortais da Webpt_BR
dc.titleMediação bibliotecária no desenvolvimento de competências em informação para o uso do portal de periódicos da Capespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3948252543083879pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7416324505673009pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation treats about Information Literacy and Mediation. This work understand this practices how important actions of librarian’s work. Thus, have in mind the importance of Portal de Periódicos da Capes for the research and theirs collaborators, especially, the librarians responsible for Portal on higher education institutions (called help desks) have an important role to promote the Portal. This study aims to analyze the view of librarians regarding their roles as mediators and promoters of information literacy, taking the function, his performances as help desks of the Portal de Periódicos da Capes. As condition to facilitate and achieve this goal was taken by the research environments, the Universidade Federal do Ceará (UFC) and Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), and by actors, librarians help desks, respectively, of Fortaleza and Recife cores. To achieve the objectives, it applied questionnaire covering five key points: characterizing of help desks; identification of their routines; how are made the divulgation of training; the relationship between this professionals and theirs pedagogics’ papers, mediation and development of information literacy as well as the relationship between information literacy and mediation. The questionnaire was analyses through content analysis. The first stage (unitizing) of this analysis used the five section of questionnaire and the second stage (categorizing) was based on two studies: (1) Alejandro Uribe Tirado, La alfabetización informacional en la universidad (2009) about the universities engagement stage with information literacy. This stages was divide in four: committed institutions; growing institutions; beginners institutions and unaware institutions. (2) Elizabeth Adriana Dudziak, Information Literacy: princípios, filosofia e prática (2003) about the view or emphasis of librarians to information literacy. The author divides her study on three emphasis: information’s emphasis; knowledge’s emphasis and learning’s emphasis. The results to this research shows that librarians still have a very basic view about the theme. Their discourse are still technic, the users are not in the center of this and the focus is most in access and in the Portal’s tools. Thus, and consider the macro actions (projects and disciplines) of these institutions about information literacy and mediation, this study concludes that both institutions are among in the beginner and unaware engage atage of information literacy, taking into account the Tirado’s study. Based on study of Dudziak and the discourses of librarians help desks, it’s concluded that the emphasis on information literacy of they is guided by the information.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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