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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Anny Caroline Messias do-
dc.date.accessioned2018-02-05T17:19:48Z-
dc.date.available2018-02-05T17:19:48Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.date.submitted2017-07-14-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, A. C. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23525-
dc.description.abstractO handebol é uma modalidade esportiva coletiva de cooperação, oposição e invasão do campo adversário, onde os jogadores fazem constantemente uso de processos cognitivos como a tomada de decisão, percepção, atenção e outros. O objetivo desse estudo foi analisar o nível de conhecimento tático declarativo em atletas escolares de handebol da cidade de Limoeiro e compara-los com a idade, sexo, posição de jogo, tempo de reação e anos de pratica. O estudo foi do tipo transversal, descritivo e comparativo, com amostra por conveniência (n=106), aprovado pelo comitê de ética do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco sob o protocolo Nº 94.896 de 14/08/2012. O protocolo utilizado foi o de Caldas et al., (2013), já validado e possui 11 cenas de vídeo (situações ofensivas) do jogo de handebol. Para as análises descritivas, foram utilizadas as medidas de média e desvio padrão e a distribuição de probabilidades. Os dados foram submetidos ao tratamento de distribuição normal (Komogorov Smirnov) e homogeneidade de variância (Bartlet), após isso foi utilizado o teste do qui-quadrado para verificação de associação entre as variáveis. Nos resultados os armadores centrais obtiveram os melhores resultados e os armadores esquerdos com media próxima aos centrais, por outro lado, jogadores das posições de ponta direita e pivô se aproximaram também dos melhores, e os goleiros apresentaram os piores resultados para o nível de conhecimento tático declarativo. Conclui-se que, os atletas entrevistados nesse estudo estão em fase de aprendizagem, onde em sua maioria foram classificados com o potencial em evolução para o handebolpt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectConhecimento Tático Declarativopt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento tático declarativo de atletas de handebol dos Jogos Escolares de Limoeiro 2016pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxHandball is a collective sport mode of cooperation, opposition and invasion of the opposing field, where players constantly make use of cognitive processes such as decision making, perception, attention and others. The objective of this study was to analyze the level of declarative tactical knowledge in handball school athletes in the city of Limoeiro and compare them with age, gender, playing position, reaction time and years of practice. The study was of a cross-sectional, descriptive and comparative type, with convenience sample (n = 106), approved by the ethics committee of the Health Sciences Center of the Federal University of Pernambuco under Protocol N° 94.896 of 08/14/2012. The protocol used was that of Caldas et al., (2013), already validated and has 11 video scenes (offensive situations) of the handball game. For the descriptive analyzes, the mean and standard deviation measures and the probability distribution were used. The data were submitted to the normal distribution treatment (Komogorov Smirnov) and homogeneity of variance (Bartlet), after which the chi-square test was used to verify the association between the variables. In the results, the central shipowners obtained the best results and the left shipowners with media close to the centers, on the other hand, players of the right-hand and pivot positions also approached the best, and the goalkeepers presented the worst results for the level of tactical knowledge declarative. It is concluded that, the athletes interviewed in this study are in the learning phase, where most were classified with the potential evolving for handballpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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