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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2337
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | KELNER, Judith | pt_BR |
dc.contributor.author | PESSOA, Saulo Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:56:58Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:56:58Z | |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Andrade Pessoa, Saulo; Kelner, Judith. Um pipeline para renderização fotorrealística em aplicações de realidade aumentada. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2337 | |
dc.description.abstract | A habilidade de interativamente mesclar o mundo real com o virtual abriu um leque de novas possibilidades na área de sistemas multimídia. O campo de pesquisa que trata desse problema é chamado de Realidade Aumentada. Em Realidade Aumentada, os elementos virtuais podem aparecer destacados dos objetos reais ou fotorrealisticamente inseridos no mundo real. Dentro desse segundo tipo de aplicação, pode-se citar: ferramentas de auxílio ao projeto de interiores, jogos eletrônicos aumentados e aplicações para visualização de sítios históricos. Na literatura pesquisada existe uma lacuna para ferramentas que auxiliem a criação desse tipo de aplicação. Na tentativa de contornar isso, esta dissertação propõe um pipeline para renderização fotorrealística em aplicações de Realidade Aumentada que leva em consideração aspectos como: a iluminação, as propriedades de refletância dos materiais, o sombreamento, a composição do mundo real com o mundo virtual e os efeitos de câmera. Esse pipeline foi implementado como uma API, permitindo a realização de dois estudos de caso: uma ferramenta de edição de materiais e uma ferramenta de auxílio ao projeto de interiores. Para obter taxas interativas de renderização, os gargalos do pipeline foram implementados em GPU. Os resultados obtidos mostram que o pipeline proposto oferece ganhos consideráveis de realismo com relação à visualização dos objetos virtuais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.subject | Fotorrealismo | pt_BR |
dc.subject | Pipeline | pt_BR |
dc.subject | Computação Gráfica | pt_BR |
dc.subject | GPU | pt_BR |
dc.title | Um pipeline para renderização fotorrealística em aplicações de realidade aumentada | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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