Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2336
Título: Uma proposta para integração com produtos ERP baseada em modelagem de processos de negócio
Autor(es): de Melo Cunha Heimann, Virgínia
Palavras-chave: Modelagem de Processos de Negócio;Integração de produtos de software;Enterprise Resource Planning ERP.
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Melo Cunha Heimann, Virgínia; Frota Alves, Carina. Uma proposta para integração com produtos ERP baseada em modelagem de processos de negócio. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A crescente globalização dos negócios estimula que as empresas deixem de operar em um ambiente puramente competitivo e passem a estabelecer alianças para atuar como parceiros com o objetivo de agregar valor aos seus produtos e serviços. Diante deste cenário, os investimentos em Tecnologia da Informação estão sempre crescentes, porém, as organizações já compreenderam que a tecnologia em si não pode resolver todos os problemas organizacionais e que a introdução da tecnologia resulta em mudança. O impacto da mudança depende de como as novas tecnologias irão afetar o ambiente e a cultura organizacional. Por esse motivo, inúmeras empresas começaram a adotar abordagens planejadas para integração de seus Sistemas de Informação (SI), buscando novos métodos para ajudar a alinhar os SI à estratégia da organização e obter melhores resultados com isso. Atualmente, empresas de diversas áreas estão adquirindo soluções de software disponíveis no mercado. Uma das principais soluções de software adquiridas são os sistemas Enterprise Resource Planning ERP. Em particular, nas médias e grandes organizações, o ERP sozinho não consegue realizar em plenitude a sua missão, ele precisa integrar-se a outros sistemas de informação da própria empresa ou a sistemas de outras empresas para que a informação flua em toda a cadeia produtiva. Durante o processo de integração desses produtos de software, surgem inúmeros desafios, tais como: coordenar equipes de empresas distintas, manter a comunicação ativa entre as partes interessadas e organizar testes integrados. Com o objetivo de entender este problema, através de uma visão bastante prática e real realizamos um estudo empírico com uma empresa brasileira desenvolvedora de produto ERP. Esta dissertação apresenta o PIE (Process oriented Integration of ERP), uma proposta para sistematizar o processo de integração entre produto ERP e outros produtos de software. A principal contribuição do processo de integração proposto é garantir a gestão eficiente dos processos de negócio em ambientes colaborativos. Em particular, espera-se que uma abordagem sistemática para o processo de integração seja capaz de aumentar a transparência e a disponibilidade de informações, contribuindo assim para alinhar os objetivos do negócio com as soluções tecnológicas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2336
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3098_1.pdf2,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.