Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23241

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Fernando Nogueira da-
dc.date.accessioned2018-01-19T15:11:42Z-
dc.date.available2018-01-19T15:11:42Z-
dc.date.issued2018-01-19-
dc.date.submitted2017-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, L. F. N.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23241-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou trazer colaborações no campo da Educação Física escolar, pois, trouxe resposta acerca de que, há barreiras que alguns Professores de Educação Física perceberam ao longo da prática docente, que impedem a prática da Educação Física por parte dos estudantes com deficiência na classe regular. Objetivou-se analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as barreiras que dificultam a prática de Educação Física por parte dos estudantes com deficiência inclusos no ensino regular. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa de Trabalho de conclusão de curso seguiu a técnica de Grupos focais, que não é uma alternância entre perguntas do pesquisador e respostas dos participantes, mas, uma interação entre os sujeitos, baseados em perguntas norteadoras fornecidas pelo pesquisador. Realizou-se uma única sessão, onde se estipulou um tempo médio de 30-90 min. Selecionaram-se três Professores da rede pública de ensino da cidade de Moreno-PE, utilizando-se como técnica de inclusão, Professores que já tenham tido experiências com esse público (alunos com deficiência) e que tenham horário disponível, e como técnica de exclusão professores que não tenham tido experiência e que não tinham horário compatível com o horário da maioria. O grupo focal foi dividido em três momentos, onde os sujeitos responderão no primeiro momento questões sobre inclusão, acessibilidade e aulas de Educação Física para alunos com deficiência, respectivamente. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida em uma das Escolas estaduais do município de Moreno. Concluímos ao término desta pesquisa que como dialogado com a literatura os professores perceberam alguns pontos chaves que dificultam a prática da Educação Física por parte desses estudantes, tais como: falta de infraestrutura adequada para comporta os estudantes, falta de preparo na graduação acerca desse público, preconceito por parte dos alunos sem deficiência, família e/ou professor, falta de acervo teórico acerca da deficiência e falta de preparo na formação profissional (pós-graduação, formação continuada).pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleBarreiras para a prática de Educação física por parte de estudantes com deficiência na classe regular: Um estudo de grupos focais com professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxThe present work sought to bring collaborations in the field of Physical School Education, because, it has given answer about that, there are barriers that some Physical Education Teachers perceived throughout the teaching practice, that impede the practice of Physical Education by the students with deficiency in the regular class. The objective of this study was to analyze the perception of Physical Education teachers about the barriers that impede the practice of Physical Education by students with disabilities included in regular education. As for the methodological procedures, the study of the Work of conclusion of the course followed the technique of Focus Groups, which is not an alternation between questions of the researcher and answers of the participants, but an interaction between the subjects, based on guiding questions provided by the researcher. A single session was held, where an average time of 30-90 min was stipulated. Three teachers of the public school system of the city of Moreno-PE were selected, using as inclusion technique, Teachers who have already had experiences with this public (students with disabilities) and who have available hours, and as exclusion technique teachers who have had no experience and who did not have a schedule compatible with the schedule of the majority. The focus group was divided into three moments, where the subjects will respond in the first moment questions about inclusion, accessibility and physical education classes for students with disabilities, respectively. Therefore, the research was developed in one of the state schools of the municipality of Moreno. We conclude at the end of this research that as a dialogue with the literature the teachers perceived some key points that hinder the practice of Physical Education by these students, such as: lack of adequate infrastructure to behave students, lack of preparation in undergraduate about this public, prejudice on the part of students without disabilities, family and / or teacher, lack of theoretical knowledge about disability and lack of preparation in professional training (postgraduate, continuing education).pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, LUCAS FERNANDO NOGUEIRA DA.pdf997,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons