Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2320
Título: Construção de um compilador estático de código CIL usando uma abordagem incremental
Autor(es): Rodrigues Caetano da Silva, Marcelo
Palavras-chave: Compilador; Representação Intermediária; Common Intermediate Language
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues Caetano da Silva, Marcelo; Luís de Medeiros Santos, Andre. Construção de um compilador estático de código CIL usando uma abordagem incremental. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: A Common Intermediate Language (CIL), linguagem intermediária definida pelo padrão ECMA-335, provou ser uma representação alvo eficiente para muitas linguagens de alto nível, permitindo a portabilidade de programas para diversas plataformas. Entretanto, os compiladores de linguagem CIL disponíveis nas implementações existentes do padrão ECMA-335 não são adequados para o desenvolvimento de sistemas que executem diretamente sobre o hardware, como sistemas em tempo real, sistemas embarcados e novos sistemas operacionais específicos, porque exigem o suporte de uma máquina virtual (VES Virtual Execution System) para o funcionamento dos programas compilados. Este fato confina a seleção de linguagens às tradicionais C e C++ como opções para o desenvolvimento de tais sistemas. Face a esse confinamento, apresentamos a construção de um compilador estático de código CIL chamado CILCompiler, que transforma um subconjunto da linguagem em uma imagem executável que funciona com acesso direto ao hardware, sem a necessidade de uma máquina virtual. No intuito de tornar didático o compilador, facilitando a construção, compreensão e extensão do mesmo, foi adotada a abordagem incremental para a construção de compiladores, que sugere a utilização de pequenos passos incrementais para obter um compilador funcional logo nos estágios primitivos de desenvolvimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2320
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2966_1.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.