Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23162
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Hercília Melo do | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luã Marcos dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T17:53:31Z | - |
dc.date.available | 2018-01-16T17:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, L. M. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23162 | - |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) assume relevância no Projeto Pedagógico Curricular por possibilitar aos egressos experiências no âmbito da pesquisa e, consequentemente, a produzir conhecimento enquanto incumbência da universidade. Neste sentido, o presente laboro investigativo analisou a produção de conhecimento dos licenciados em educação física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através de projetos de TCC apresentados em disciplinas no ano de 2017. O estudo documental, descritivo quanto aos seus objetivos, buscou identificar áreas temáticas, interesses discentes e procedimentos de pesquisas adotados, relacionando-os à abordagem, natureza e contribuição para o conhecimento, em especial no tocante ao esporte. Como resultado, a escola possuiu maior concentração dos produtos estudantis, com apenas quatro trabalhos temáticos relacionados ao esporte. Sem financiamento científico, o acervo dispõe apenas de estudos de natureza básica, além da superioridade encontrada na realização de pesquisas de revisão bibliográfica. A pesquisa de campo deteve espaço significante nos desenhos investigativos, embora a justificativa científica não deteve presença destacada. Através dos resultados elucidados, é possível inferir que faz-se necessário (re)pensar a construção de roteiros investigativos diversificados, pela reverberação na organização do processo de trabalho cotidiano através de princípios científicos. O descompasso da ênfase dada aos esportes mediante prioridade nas práticas escolares sugere estudos futuros. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física e Treinamento | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Científica | pt_BR |
dc.title | Esportes nos Trabalhos de Conclusão de Curso em Educação Física: desenhos investigativos e enfoques prioritários | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3792925926856737 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Course Completion Work (TCC) assumes relevance in the Curricular Pedagogical Project by enabling the graduates to experience in the scope of the research and, consequently, to produce knowledge as a university assignment. In this sense, the present investigative work analyzed the knowledge production of the graduates in physical education of the Federal University of Pernambuco (UFPE), through CBT projects presented in disciplines in the year 2017. The documentary study, descriptive of its objectives, sought to identify thematic areas, student interests and research procedures adopted, relating them to the approach, nature and contribution to knowledge, especially in relation to sport. As a result, the school had a greater concentration of student products, with only four thematic works related to the sport. Without scientific funding, the collection has only basic studies, in addition to the superiority found in carrying out bibliographic review research. Field research held significant space in investigative designs, although the scientific justification did not detain a prominent presence. Through the elucidated results, it is possible to infer that it is necessary (re) to think of the construction of diversified investigative scripts, by reverberation in the organization of the daily work process through scientific principles. The mismatch of the emphasis given to sports by prioritizing school practices suggests future studies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Luã Marcos dos Santos.pdf | 808,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons