Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23157

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.contributor.authorSILVA, Karoliny Meirelles Ramos-
dc.date.accessioned2018-01-16T16:41:33Z-
dc.date.available2018-01-16T16:41:33Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, K. M. R.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23157-
dc.description.abstractAs questões de gênero e sexualidade ganham forças e se acentuam dentro do universo das interações sociais afetando diretamente as produções de conhecimento e descobertas também nessa fase da infância, através de experiências as quais as crianças são submetidas. O papel desempenhado pelo jogo na construção da identidade juvenil na medida em que, contribui para desenvolver potencialidades e capacidades da criança e do adolescente no e pelo jogo. Então esse estudo se propõe a analisar as narrativas infantis a partir dos jogos e brincadeiras, no tocante a relações de gênero em três espaços de sociabilidade: domicilio, escola e rua no município de Lagoa de Itaenga - PE. Dentro, pois desse contexto, tivemos como universo da pesquisa, uma abordagem qualitativa do tipo de pesquisa de campo, onde o foco recaiu-se sobre os principais bairros do município, Vila Boa Esperança, Salina, Saudade e Rua da Glória, os quais vivenciam um contexto fortemente carente e marcado por violência. O público alvo da pesquisa voltou-se para meninos e meninas de idade entre 6 a 12 anos. Em decorrência dos dados alcançados através das entrevistas, buscou-se relacionar questões pertinentes à temática encontradas nas falas das crianças e discussões teóricas quanto ao processo de construção de identidade de gênero, a partir de traços da sociabilidade infantil, Afinal de contas, o que é ser menino, e o que é ser menina no século XXI? Concluímos que existem muitos masculinos e femininos, masculinidades e feminilidades, por que existem maneiras singulares, próprias de cada um e de cada uma, de se apresentarem ao mundo revelando a sua intencionalidade, jeito de ser, ou jeito de querer ser, e, neste traço, suas subjetividades.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectJogos popularespt_BR
dc.subjectJogos-Relação de gêneropt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras na cultura infantil: Um estudo envolvendo as relações de gênero no município de Lagoa de Itaenga-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3792925926856737pt_BR
dc.description.abstractxThe issues of gender and sexuality gain strength and deepen within the universe of social interactions directly affecting the production of knowledge and discoveries also in this phase of life, through experiences to which children are subjected. The role played by the game in the construction of youth identity insofar as it contributes to the development of the potential and capacities of the child and the adolescent in and by the game. Then it is through the analysis of children 's narratives from the games and jokes in Lagoa de Itaenga - PE, regarding gender relations in three spaces of sociability: domicile, school and street. Within this context, we had as a research universe the city of Lagoa de Itaenga, in particular, our focus was on the main districts of the municipality, Vila Boa Esperança, Salina, Saudade and Rua da Glória, which experience a strongly needy and marked by violence. The target audience for the survey turned to boys and girls aged 6 to 12 years. As a result of the data obtained through the interviews, we sought to relate pertinent issues to the themes found in children's speeches and theoretical discussions about the process of constructing gender identity, based on traits of children's sociability. After all, what is be a boy, and what is it to be a girl in the 21st century? We conclude that there are many masculine and feminine, masculinities and femininities, because there are singular ways, each one and each one, to present themselves to the world revealing their intentionality, way of being, or way of wanting to be, and in this their subjectivities.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Karoliny Meirelles Ramos.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons