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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2312
Título: Simulação de corpos deformáveis baseada em pontos em tempo real através de programação de propósito geral em dispositivo gráfico
Autor(es): William Santos Almeida, Mozart
Palavras-chave: Simulação física; Point Based Animation; Computação paralela; CUDA
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: William Santos Almeida, Mozart; Teichrieb, Verônica. Simulação de corpos deformáveis baseada em pontos em tempo real através de programação de propósito geral em dispositivo gráfico. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Modelos de simulação física baseados em pontos vêm se tornando ao longo dos anos uma alternativa à utilização de malhas, visto que além de possiblitarem a simulação de características físicas mais realistas, possibilitam esta realização de forma mais eficiente do que nos modelos baseados em malhas. Esta dissertação de mestrado apresenta o desenvolvimento de uma solução para a simulação baseada em pontos de objetos deformáveis em tempo real, através da implementação de uma técnica livre de malha (meshless), conhecida por Point-Based Animation. Esta técnica utiliza apenas pontos como unidades de simulação, consequentemente reduzindo a necessidade de manter a informação de conectividade entre eles através de arestas. Essa abordagem possibilita a simulação mais eficiente de certos comportamentos, como mudança de topologia, por exemplo. Dessa forma, este modelo de simulação é adequado para a paralelização, podendo ser otimizado para execução em tempo real. Uma versão paralela do algoritmo foi implementada nesta dissertação, a fim de tornar os resultados interativos da versão sequencial do algoritmo em resultados de tempo real. Uma análise comparativa entre uma implementação em um processador de propósito geral (CPU) e uma em uma placa gráfica (GPU), através da abordagem massivamente paralela provida pela NVIDIA Compute Unified Device Architecture (CUDA), mostra um significativo ganho de desempenho. Foi observada a capacidade de simular em GPU dez objetos simultâneos a uma taxa de quadros por segundo (FPS) maior do que a execução de apenas um objeto em CPU, apesar da existência de alguns problemas relativos à precisão e estabilidade, em parte devido a algumas limitações impostas pela utilização da arquitetura de CUDA
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2312
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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