Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22959
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Edvane Borges da | |
dc.contributor.author | SOUZA, Thiago Queiroz de | |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:42:27Z | |
dc.date.available | 2018-01-10T18:42:27Z | |
dc.date.issued | 2018-01-10 | |
dc.date.submitted | 2017-12-06 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, T. Q. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22959 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisou como um jogo didático pode influenciar no processo ensinoaprendizagem do conteúdo sobre carotenoides dos alunos de duas escolas públicas do município de Gravatá-PE. Sabendo que essa pesquisa é de cunho qualitativo e está atrelada ao uso de um meio lúdico, que é um jogo didático, intitulado de “corrida dos carotenoides” para que assim possa trazer melhorias para o ensino de ciências e biologia. Levando em conta o processo metodológico da pesquisa, a aplicação desse jogo ocorreu em três turmas com alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental, 9ª ano do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Médio, totalizando 90 alunos participantes da presente pesquisa. Os resultados mostraram que houve um aumento bastante significativo (p-valor < 0.0001) no número de acertos após a aplicação do jogo. Esse jogo didático foi muito importante, pois despertou o processo cognitivo, intelectual, dentre outros aspectos, os quais não seria facilmente observado no caso de alunos submetidos ao processo tradicional de ensino, com aulas teóricas e expositivas. O brincar torna um conteúdo mais fácil de ser absorvido, além do aluno ter mais interesse por se tratar de uma brincadeira. Para a análise de dados foi utilizado o teste Shapiro-Wilk, onde pode se comprovar que os dados percentuais da pesquisa apresenta uma distribuição normal e também foi utilizado o teste t-student, onde se comparou o desempenho das turmas. Observou-se que o jogo foi eficiente, dentro do se propôs, ou seja, conseguiu transmitir aos alunos, de forma lúdica, informações básicas sobre carotenoides e sua importância na dieta humana, capacitando-os na função de agentes multiplicadores de conhecimento, entre seus pares. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Carotenóides | pt_BR |
dc.title | Atividade prática no ensino de biologia: os carotenóides e a saúde humana | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Liderlanio de Almeida | |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721703U7 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study analyzed how a didactic game can influence the teaching-learning process of carotenoid content of students from two public schools in the municipality of Gravatá-PE. Knowing that this research is qualitative and is linked to the use of a recreational environment, which is a didactic game, titled "race of carotenoids" so that it can bring improvements to the teaching of science and biology. Taking into account the methodological process of the research, the application of this game occurred in three classes with students of the 6th year of Elementary School, 9th year of Elementary School and 3rd year of High School, totaling 90 students participating in the present research. The results showed that there was a significant increase (p-value <0.0001) in the number of hits after the game application. This didactic game was very important, since it awoke the cognitive, intellectual process, among other aspects, which would not be easily observed in the case of students submitted to the traditional teaching process, with theoretical and expositive classes. Playing makes content easier to be absorbed, and the student is more interested in being a joke. For the data analysis the Shapiro-Wilk test was used, where it can be verified that the percentage data of the research presents a normal distribution and also the t-student test was used, in which the performance of the groups was compared. It was observed that the game was efficient, within the proposed, that is, was able to transmit to the students, in a playful way, basic information about carotenoids and their importance in the human diet, enabling them in the function of agents multipliers of knowledge, among their pairs. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9433426827279196 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, THIAGO QUEIROZ DE.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons