Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22380

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Bartolomeu Tito Figueiroa de-
dc.contributor.authorLIRA, Wagner Lins-
dc.date.accessioned2017-11-20T17:08:31Z-
dc.date.available2017-11-20T17:08:31Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22380-
dc.description.abstractSubstâncias sacramentais vêm sendo ministradas ritualmente em meio a práticas tradicionais e populares diante do recobro da saúde, desde os tempos mais remotos com propósitos específicos, tangencialmente referentes ao tratamento e à cura de patologias de ordem física, psíquica, espiritual e também moral. Como objetivo de análise esta tese traz, antes de tudo, a problemática histórica, social e antropológica do uso, do abuso e da dependência em substâncias psicoativas, assim como as possibilidades terapêuticas “paramédicas” propiciadas pelo consumo ritualístico e contemporâneo da beberagem ayahuasca, em seus variados modelos terapêuticos e doutrinários emergentes no Brasil e no mundo. Para tal, além de revisões metodológicas, teóricas e historiográficas sobre esta temática específica, nosso texto se propende a trazer - como estudo de caso etnográfico – a análise de um Terreiro “afro-ayahuasqueiro” situado na cidade de Japaratinga; Litoral Norte do Estado de Alagoas. Aqui, demonstraremos a emergência de um novo modelo ayahuasqueiro nordestino de matriz africana, cuja cosmologia em construção permite-se ao diálogo simbólico e cultural com práticas daimistas, umbandistas e vegetalistas (atreladas ao mesmo processo mítico e ritual) frente ao acolhimento de desditosos, que afirmam terem encontrado neste Terreiro alívio para seus infortúnios, assim como também alcançaram, ou não, a cura e a transformação na condição de vida e pessoa. Observamos que os eventos e encadeamentos metamórficos sentidos por alguns atores “curados” ou “em tratamento” no território encontram-se diametralmente atrelados ao uso desta beberagem enteogênica, quando associado aos fenômenos da corporeidade, das performances rituais e metáforas de ordem religiosa, além dos eventos condizentes à sociabilidade e persuasão advindas do sentimento de pertencimento compactuado pelos atores que frequentam esta comunidade mágica e moral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectUmbanda – Rituaispt_BR
dc.subjectSanto Daimept_BR
dc.subjectAyahuascapt_BR
dc.subjectXamanismopt_BR
dc.subjectRituais de bebidapt_BR
dc.subjectDependênciapt_BR
dc.subjectSubstâncias psicoativaspt_BR
dc.subjectEnteógenospt_BR
dc.subjectUmbandaimept_BR
dc.titleDaqui nós tira um ouro de chá! Umbanda, Santo Daime e xamanismo popular no tratamento religioso de patologias físicas, mentais e espirituais: o caso de um Terreiro alagoanopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5490081057197794pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7211673860027901pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxSacramental substances have been administered ritually among traditional and popular practices turned on health recovery since ancient times related to the treatment of disorders as physical, mental, spiritual and moral. The goals of this thesis searched support on historical, social and anthropological issues on use, abuse and dependence of psychoactive substances, as well as the “paramedical” therapeutic concerns presented by the contemporary ritualistic consumption of ayahuasca considering the varieties of doctrinal and therapeutic models emerging in Brazil and whole world. In addition to methodological, theoretical and historiographical reviews the text brings - as ethnographic case study - the analysis of an "african-ayahuasca" Terreiro located in Japaratinga, the North Coast in the state of Alagoas, Brazil. Here, we demonstrate the emergence of a new Northeastern ayahuasca ritual model within african roots, whose building cosmology permits the symbolic and cultural dialogue with daimistas, umbanda and vegetalists practices (however linked in the same mythical and ritual processes) in the attendance of people in misfortune and suffering. We directed the analytical view to that claimed to have found reliefs for their misfortunes, also achieved or not, healing and transformation in the conditions of life and personal. We noted that the events and metamorphic threads experienced by some subjects "cured” or "in treatment" are diametrically related to the use of the beverage in the entheogenic context of the Terreiro, associated to the phenomena of corporeality, ritual performances and metaphors of religious order, also to the events in the arise of socialization and persuasion by the feeling of belonging shared between subjects attended in this magical and moral community.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE WAGNER LINS LIRA.pdf5,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons