Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22243
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NADIA, Tarcila Correia de Lima | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Gerlayne Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T13:22:24Z | - |
dc.date.available | 2017-11-01T13:22:24Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, G. T. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22243 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta como centro de interesse, o desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de Botânica, estruturado a partir dos conceitos vinculados à morfologia vegetal, com intuito de propor vias alternativas para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida apoiada em princípios definidos na abordagem qualitativa. Utilizamos como modelo para o desenvolvimento do aplicativo, o motor gráfico gratuito da Fábrica de Aplicativos, a mesma é uma plataforma web brasileira. O aplicativo é dividido em pastas onde em cada terá uma parte da planta. No qual sua construção se baseou em 4 etapas: Etapa 1: Produção do fluxograma do aplicativo; Etapa 2: Produção do conteúdo; Etapa 3: Montagem; Etapa 4: Triagem de Recurso do aplicativo. O estudo compõe-se de revisão da literatura correlato à temática abordada, principalmente em relação ao ensino de Ciências e Biologia. O aplicativo desenvolvido é compatível com os smartphones e tablets equipados com plataformas Android, iOS, HTML5, com intuito de universalizar o acesso a uma nova economia móvel, digital e criativa. Portanto, a tendência no desenvolvimento de metodologias, que utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), vem motivando o uso de métodos viáveis para esta sociedade contemporânea altamente conectada, reduzindo as limitações no ensino de botânica e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e criativos. Sendo capaz de obter as competências necessárias para sua aprendizagem, criando reflexões e diálogos sobre um possível eixo a ser melhorado, por meio de métodos pedagógicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de aplicativo educacional: proposta pedagógica para o ensino de Botãnica com foco em morfologia vegetal. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study presents as a center of interest, the development of an application for the teaching of Botany, structured from the concepts linked to plant morphology, with the purpose of proposing alternative routes for the teaching-learning process. The research was developed based on principles defined in the qualitative approach. We use as a model for the development of the application, the free graphic engine of the “Fábrica de Aplicativos” (Application Factory), it is a Brazilian web platform. The application is divided into folders where each will have a part of the plant. Its construction was based on 4 steps: Step 1: Production of the application flow chart; Step 2: Content production; Step 3: Montage; Step 4: Application Feature Screening. The study is composed of a review of the literature related to the subject, mainly in relation to the teaching of Science and Biology. The application developed is compatible with smartphones and tablets equipped with Android, iOS, HTML5 platforms in order to universalize access to a new mobile, digital and creative economy. Therefore, the trend in the development of methodologies using Information and Communication Technologies (ICTs) has motivated the use of viable methods for this highly connected contemporary society, reducing the limitations in botany teaching and contributing to the formation of critical and creative citizens, making them able to obtain the necessary skills for their learning, creating reflections and dialogues on a possible axis to be improved through pedagogical methods. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Gerlayne Teixeira de.pdf | 904,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons