Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22243

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorSOUZA, Gerlayne Teixeira de-
dc.date.accessioned2017-11-01T13:22:24Z-
dc.date.available2017-11-01T13:22:24Z-
dc.date.issued2017-11-01-
dc.date.submitted2017-07-06-
dc.identifier.citationSOUZA, G. T.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22243-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como centro de interesse, o desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de Botânica, estruturado a partir dos conceitos vinculados à morfologia vegetal, com intuito de propor vias alternativas para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida apoiada em princípios definidos na abordagem qualitativa. Utilizamos como modelo para o desenvolvimento do aplicativo, o motor gráfico gratuito da Fábrica de Aplicativos, a mesma é uma plataforma web brasileira. O aplicativo é dividido em pastas onde em cada terá uma parte da planta. No qual sua construção se baseou em 4 etapas: Etapa 1: Produção do fluxograma do aplicativo; Etapa 2: Produção do conteúdo; Etapa 3: Montagem; Etapa 4: Triagem de Recurso do aplicativo. O estudo compõe-se de revisão da literatura correlato à temática abordada, principalmente em relação ao ensino de Ciências e Biologia. O aplicativo desenvolvido é compatível com os smartphones e tablets equipados com plataformas Android, iOS, HTML5, com intuito de universalizar o acesso a uma nova economia móvel, digital e criativa. Portanto, a tendência no desenvolvimento de metodologias, que utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), vem motivando o uso de métodos viáveis para esta sociedade contemporânea altamente conectada, reduzindo as limitações no ensino de botânica e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e criativos. Sendo capaz de obter as competências necessárias para sua aprendizagem, criando reflexões e diálogos sobre um possível eixo a ser melhorado, por meio de métodos pedagógicos.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de aplicativo educacional: proposta pedagógica para o ensino de Botãnica com foco em morfologia vegetal.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0pt_BR
dc.description.abstractxThe present study presents as a center of interest, the development of an application for the teaching of Botany, structured from the concepts linked to plant morphology, with the purpose of proposing alternative routes for the teaching-learning process. The research was developed based on principles defined in the qualitative approach. We use as a model for the development of the application, the free graphic engine of the “Fábrica de Aplicativos” (Application Factory), it is a Brazilian web platform. The application is divided into folders where each will have a part of the plant. Its construction was based on 4 steps: Step 1: Production of the application flow chart; Step 2: Content production; Step 3: Montage; Step 4: Application Feature Screening. The study is composed of a review of the literature related to the subject, mainly in relation to the teaching of Science and Biology. The application developed is compatible with smartphones and tablets equipped with Android, iOS, HTML5 platforms in order to universalize access to a new mobile, digital and creative economy. Therefore, the trend in the development of methodologies using Information and Communication Technologies (ICTs) has motivated the use of viable methods for this highly connected contemporary society, reducing the limitations in botany teaching and contributing to the formation of critical and creative citizens, making them able to obtain the necessary skills for their learning, creating reflections and dialogues on a possible axis to be improved through pedagogical methods.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Gerlayne Teixeira de.pdf904,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons