Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22242

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES FILHO, Edil de Albuquerque-
dc.contributor.authorALMEIDA, Leonardo Galindo de-
dc.date.accessioned2017-10-31T23:16:55Z-
dc.date.available2017-10-31T23:16:55Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2017-06-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, L. G.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22242-
dc.description.abstractO voleibol assume na sociedade contemporânea, grande responsabilidade frente à promoção de processos no desenvolvimento moral de crianças e jovens. Tornando-se assim coerente oportunizar processos de ensino-aprendizagem- treinamento (EAT) em suas vidas para que os mesmos promovam o desenvolvimento das potencialidades e competências necessárias. Promovendo um crescimento amplo e diversificado nas suas capacidades físicas e motoras. O presente estudo teve como objetivo analisar as variáveis antropométricas e motoras de atletas de voleibol do sexo feminino. Com o desenho metodológico de cunho longitudinal, analítico e quantitativo, utilizou-se o Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) para a avaliação dos padrões de crescimento corporal, estado nutricional, aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo com o acompanhamento da equipe feminina de 11 (onze) a 15 (quinze) anos, nos períodos pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo, no Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde. Além de uma entrevista semiestruturada para determinar o método de EAT utilizado pelo treinador. Pôde ser percebida uma evolução nos valores médios no decorrer da temporada, tanto de forma geral quanto detalhada da amostra. Após análise da estatura, peso corporal, IMC, envergadura, flexibilidade, resistência abdominal, força de membros inferiores, força de membros superiores, velocidade, agilidade e aptidão cardiorrespiratória, algumas não sofreram diferenças em seus valores, mas ao realizarmos uma análise por classificação percebemos uma melhora em relação aos mesmos. Confirma-se a hipótese de que ha uma melhora significativa em todas as variáveis, exceto na agilidade, mostrando assim que o método EAT utilizado tem influencia no desempenho e na atuação das atletas.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCineantropometriapt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.titleAnálise das variáveis antropométricas e motoras de atletas de voleibol nos periodos esportivospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6988529555456700pt_BR
dc.description.abstractxVolleyball practice in the current society has assumed an important responsibility concerning of moral developmental process in children and adolescents. Thus, seems consistent to support teaching-learning-training process in their lives to foment potentialities and required skills, promoting wide growth in physical and motor capacities. The purpose of this study was to analyze anthropometric and motor variables of female volleyball athletes aged between eleven and fifteen years old, during specific sport periods. The methodological design of this study has a longitudinal, analytical and quantitative character, and was performed according to PROESP-BR in order to evaluate the body growth patterns, nutritional status, physical fitness for health and sport performance, besides a semi-structured interview to determine the teaching-learning-training process used by coach. All procedures were monitored during pre-competitive, competitive and post-competitive periods. According to our data, there was an increase in mean values in the course of sport season, both in general and detailed aspects in sample. After analysis and characterization of anthropometric and motor variables, some of them did not differ while others improved after a stratified analysis. Taken together our results suggest that the hypothesis adopted for this study was corroborated by improvement in all variables, except agility, showing that the teaching-learning-training process used by coach influenced the athletes’ performance.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Almeida, Leonardo Galindo de.pdf1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons