Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22231

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Xavier dos-
dc.contributor.authorFELIPE, Mayara de Arruda-
dc.date.accessioned2017-10-31T19:22:05Z-
dc.date.available2017-10-31T19:22:05Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.citationFELIPE, M. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22231-
dc.description.abstractO presente texto, diz respeito a um trabalho de conclusão de curso do bacharelado em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco, e com ele, buscamos investigar a prática dos jogos populares vivenciada por crianças do município de João Alfredo. De início, realizamos um mapeamento dos locais dessa cidade em que é comum essa prática entre as crianças; feito isso, observamos como acontece a prática; posteriormente, descrevemos o proceder dos jogos e brincadeiras na cidade alvo de nossa pesquisa; e por fim, analisamos essa prática local em suas peculiaridades, sentidos e significados. Teoricamente, buscamos suporte no campo da sociologia e alguns conceitos, a exemplo de figuração. A pesquisa se desenvolveu no âmbito das zonas rural e urbana do município citado. Do ponto de vista metodológico, nos valemos da pesquisa qualitativa e de algumas de suas técnicas e instrumentos, dentre as quais citamos: observação participante, entrevista, anotações numa espécie de caderno de campo, gravações de aúdio e procedemos uma análise do discurso. Finalmente, é importante mencionar que esse estudo é parte de uma pesquisa maior que se encontra em andamento sob a supervisão de nosso orientador, e neste sentido, haveremos, no futuro, de relacionar e agregar os achados do município de João Alfredo com os de outras realidades e regiões pernambucanas, para então, esboçar uma figuração social mais ampla dos jogos populares no contexto de Pernambuco. Por fim, vale dizer que, com o referido estudo, mostramos, dentre outras coisas, determinadas diferenças e peculiaridades que são partes do patrimônio material e imaterial da cultura local, e que dão conta de tecer um retrato da realidade social que é construída por meio de crianças.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos populares – João Alfredopt_BR
dc.titleOs jogos populares no cotidiano das crianças da zona Rural e Urbana de João Alfredo-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594923J4pt_BR
dc.description.abstractxThis text refers to a graduation course in Physical Education from the Academic Center of Vitória of the Federal University of Pernambuco, and with it, we seek to investigate the practice of popular games experienced by children of the municipality of João Alfredo. Initially, we mapped the locations of this city where this practice is common among children; Done that, we observe how the practice happens; Later, we describe the behavior of games and games in the target city of our research; And finally, we analyze this local practice in its peculiarities, meanings and meanings. Theoretically, we seek support in the of sociology area and some concepts, such as figuration. The research developed the rural and urban areas of the mentioned municipality. From a methodological point of view, we use qualitative research and some of its techniques and instruments we cite: participant observation, interview, notes in a kind of field notebook, and an analysis of the discourse. Finally, it is important to mention that this study is part of a larger research that is underway under the supervision of our advisor, and in this sense, we will in the future, relate and aggregate the findings of the municipality of João Alfredo with those other realities and regions of Pernambuco, for then, to outline a broader social figuration of popular games in the context of Pernambuco. Finally, it is worth mentioning that, with this study, we show, among other things, certain differences and peculiarities that are part of the material and immaterial patrimony of the local culture, and which provide a picture of the social reality that is constructed through of children.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELIPE, Mayara de Arruda.pdf5,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons