Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22229

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Xavier dos-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Gerlane Cristina-
dc.date.accessioned2017-10-31T19:02:47Z-
dc.date.available2017-10-31T19:02:47Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2017-07-05-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, G. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22229-
dc.description.abstractEste texto compreende uma pesquisa de graduação e se volta para o jogo popular e a ideia é a figuração social construída através dos elos que ligam as crianças do bairro de Ponte dos Carvalhos no munícipio do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. O mesmo compreende um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Com ele buscou-se investigar quais as manifestações de jogos populares fazem parte do acervo das atuais brincadeiras das crianças do Bairro de Ponte dos Carvalhos no município do Cabo de Santo Agostinho e que figuração social é possível retratar deste processo em si. Para os fins de nossa intenção buscamos inicialmente localizar os cenários de encontros das crianças; depois partimos a caracterizar o processo social de manifestação da prática; por fim enveredamos por analisar a relação que envolve crianças e jogos no contexto alvo tendo em vista a consecução da figuração local. Nessa empreitada teoricamente nos valemos da Sociologia de Norbert Elias e alguns de seus conceitos, tais como: figuração e elos de interdependência. No que diz respeito à metodologia recorremos à pesquisa qualitativa - suas técnicas e instrumentos – a exemplo da: observação, entrevistas e anotações. No tratamento dos dados recorremos a Bardin com sua Análise de Conteúdo. A pesquisa em si envolveu crianças que conforme constatamos brincam e tecem um modo figuracional que se funde através do jogar e brincar em alguns espaços sociais encontrados no bairro de Ponte dos Carvalhos. Por fim ressaltamos ser esse trabalho parte de uma pesquisa maior em andamento a qual havemos de agregar os achados do Cabo de Santo Agostinho aos de outros municípios de Pernambuco para assim buscar projetar uma figuração social maior do fenômeno dos jogos populares no contexto de Pernambuco. Concluímos dizendo que diante de uma temática tão rica de possibilidades analíticas alcançamos o nosso intento de pesquisa: mostrar ao leitor a tessitura de uma figuração social dos jogos populares a partir de crianças que se ligam umas as outras mesmo que não intencionalmente quando brincam num bairro do munícipio do Cabo e, por conseguinte, mostramos que o jogo faz parte de um repertório vivo da tradição popular de Ponte dos Carvalhos.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos populares – Cabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.subjectJogos populares – Análise de conteúdopt_BR
dc.titlePor uma figuração social dos jogos populares em Ponte dos Carvalhos no Cabo de Santo Agostinho – Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594923J4pt_BR
dc.description.abstractxThis text comprises a research of graduation and turns to the popular game and the idea is the social figuration built through the links that connect the children of the neighborhood of Ponte dos Carvalhos in the municipality of Cabo de Santo Agostinho in Pernambuco. It also includes a graduation course in Physical Education from the Academic Center of Vitória of the Federal University of Pernambuco. It sought to investigate which manifestations of popular games are part of the current play of the children of the neighborhood of Ponte dos Carvalhos in the municipality of Cabo de Santo Agostinho and what social representation is possible to portray this process itself. For the purpose of our intention, we initially sought to locate the children's encounter scenarios; Then we begin to characterize the social process of manifestation of practice; Finally, we analyze the relationship involving children and games in the target context in order to achieve local figuration. In this work theoretically we use the Norbert Elias Sociology and some of its concepts, such as: figuration and links of interdependence. With regard to methodology, we use qualitative research - its techniques and instruments - such as: observation, interviews and notes. In the processing of the data we used Bardin with its Content Analysis. The research itself involved children who, as we have seen, play and weave a figurative way that merges through playing and playing in some social spaces found in the neighborhood of Ponte dos Carvalhos. Finally we emphasize that this work is part of a larger research in progress which we have to add the findings of Cabo de Santo Agostinho to those of other municipalities of Pernambuco in order to seek to project a greater social figuration of the phenomenon of popular games in the context of Pernambuco. We conclude by saying that, in the face of such a rich theme of analytical possibilities, we have reached our goal of research: to show the reader the fabric of a social figuration of popular games from children who bond with one another even unintentionally when playing in a neighborhood of the Municipality of the Cape and, therefore, we show that the game is part of a living repertoire of the popular tradition of Ponte dos Carvalhos.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAVALCANTI, G. C..pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons