Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22202
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Washington Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T15:03:35Z | - |
dc.date.available | 2017-10-30T15:03:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22202 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisa as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na materialização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no estado de Pernambuco, considerando os mecanismos estruturais e pedagógicos desencadeados pela instituição para ofertar cursos pelo programa, bem como o perfil social e econômico dos alunos matriculados nos cursos ofertados. Para a materialização desta investigação foi realizada análise documental, aplicação de questionários aos alunos e foram feitas entrevistas com professores de cursos técnicos financiados pelo PRONATEC, ofertados nas unidades do SENAI na cidade do Cabo de Santo Agostinho e na cidade do Recife. Foram identificados problemas na seleção dos discentes, evasão escolar, precarização na infraestrutura destinada aos cursos, dificuldades levantadas pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem devido à ausência de base educacional dos discentes e a ausência de estágios obrigatórios que viabilizem a inserção dos egressos no mercado de trabalho. Os dados demonstram que o PRONATEC não só está inserido dentro da contextualização dos sistemas de acumulação de cunho flexível, como também tem contribuído diretamente para a manutenção da seletividade e produção de uma mão de obra menos qualificada e mais barata. Além disso, foi possível identificar o quanto as políticas públicas de Educação Profissional tem assumido o modelo de Educação Profissional proposto pelo empresariado brasileiro, objetivando a formatação de um novo modelo de cidadão produtivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | PRONATEC | pt_BR |
dc.subject | SENAI | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Cursos Técnicos | pt_BR |
dc.title | As ações do SENAI no âmbito do PRONATEC em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7602244183710177 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016348910585182 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes how actions of National Service of Industrial Learning (SENAI) in the realization of the National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) in the state of Pernambuco, with the objective of identifying structural mechanisms and pedagogical unleashed for the institution to offer courses according to the program, as well as the social and economic profile of students enrolled in the courses offered. For the fruition of this investigation was used documental analysis, application of questionnaires to the students and interviews with teachers by PRONATEC, offered in the SENAI units in the cities of Cabo de Santo Agostinho and Recife. Problems were identified in the selection of students, absenteeism, precariousness in the infrastructure for the courses, difficulties pointed out by the teachers in the teaching and learning due to lack of educational background of students and the lack of mandatory stages that enable the insertion in the market job. The data demonstrate that the PRONATEC is not only inserted into the context of the flexible accumulation systems, but has also directly contributed to the maintenance of selectivity and production of a less skilled labor and cheaper. Moreover, it was possible to identify how public policies of professional education has assumed the professional education model proposed by Brazilian business community, aiming to format a new productive model citizen. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação CATALOGADA- Washington Ferreira da Silva-TURMA.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons