Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22202

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ramon de-
dc.contributor.authorSILVA, Washington Ferreira da-
dc.date.accessioned2017-10-30T15:03:35Z-
dc.date.available2017-10-30T15:03:35Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22202-
dc.description.abstractEste estudo analisa as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na materialização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no estado de Pernambuco, considerando os mecanismos estruturais e pedagógicos desencadeados pela instituição para ofertar cursos pelo programa, bem como o perfil social e econômico dos alunos matriculados nos cursos ofertados. Para a materialização desta investigação foi realizada análise documental, aplicação de questionários aos alunos e foram feitas entrevistas com professores de cursos técnicos financiados pelo PRONATEC, ofertados nas unidades do SENAI na cidade do Cabo de Santo Agostinho e na cidade do Recife. Foram identificados problemas na seleção dos discentes, evasão escolar, precarização na infraestrutura destinada aos cursos, dificuldades levantadas pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem devido à ausência de base educacional dos discentes e a ausência de estágios obrigatórios que viabilizem a inserção dos egressos no mercado de trabalho. Os dados demonstram que o PRONATEC não só está inserido dentro da contextualização dos sistemas de acumulação de cunho flexível, como também tem contribuído diretamente para a manutenção da seletividade e produção de uma mão de obra menos qualificada e mais barata. Além disso, foi possível identificar o quanto as políticas públicas de Educação Profissional tem assumido o modelo de Educação Profissional proposto pelo empresariado brasileiro, objetivando a formatação de um novo modelo de cidadão produtivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectSENAIpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectCursos Técnicospt_BR
dc.titleAs ações do SENAI no âmbito do PRONATEC em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7602244183710177pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9016348910585182pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes how actions of National Service of Industrial Learning (SENAI) in the realization of the National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) in the state of Pernambuco, with the objective of identifying structural mechanisms and pedagogical unleashed for the institution to offer courses according to the program, as well as the social and economic profile of students enrolled in the courses offered. For the fruition of this investigation was used documental analysis, application of questionnaires to the students and interviews with teachers by PRONATEC, offered in the SENAI units in the cities of Cabo de Santo Agostinho and Recife. Problems were identified in the selection of students, absenteeism, precariousness in the infrastructure for the courses, difficulties pointed out by the teachers in the teaching and learning due to lack of educational background of students and the lack of mandatory stages that enable the insertion in the market job. The data demonstrate that the PRONATEC is not only inserted into the context of the flexible accumulation systems, but has also directly contributed to the maintenance of selectivity and production of a less skilled labor and cheaper. Moreover, it was possible to identify how public policies of professional education has assumed the professional education model proposed by Brazilian business community, aiming to format a new productive model citizen.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação CATALOGADA- Washington Ferreira da Silva-TURMA.pdf1,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons