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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2137
Title: Descoberta automática de conhecimento em interpretações musicais: o caso do acompanhamento rítmico ao violão
Authors: Trajano de Lima Neto, Ernesto
Keywords: Computação Musical;Inteligência Artificial;Análise Inteligente de Dados;Aprendizagem de Máquina;Interpretação musical;Ritmo;Padrão rítmico;Bossa Nova
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Trajano de Lima Neto, Ernesto; Lisboa Ramalho, Geber. Descoberta automática de conhecimento em interpretações musicais: o caso do acompanhamento rítmico ao violão. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Qualquer musico, com um mInimo de experiência, sabe que tocar uma musica da forma exata como ela esta grafada resulta em algo mecânico e artiFIcial. De fato, a representação simbólica da musica ou notação serve apenas como um guia para o musico, que a modifica de acordo com suas intenções musicais, com um conjunto de regras, aprendidas durante o decorrer de sua vida musical e, em sua grande maioria, não explícitas, e de acordo com uma análise, ainda que superFIcial e intuitiva, da obra a ser interpretada. A forma como a musica e variada pelo músico da-se o nome de interpretação. Diversas pesquisas estudam variados aspectos deste fenômeno. Resultados mostram que, apesar de tratar-se de uma forma de arte, existem aspectos em comum nos diferentes interpretes e em diferentes interpretações. Estas pesquisas concentram-se, todavia, na Musica Classica composta para piano, o que exclui partes signiFIcativas do repertorio musical, em especial, a Musica Popular Brasileira, em estilos como a Bossa Nova e o Samba, e em outros instrumentos como, por exemplo, o violão. Por outro lado, na Computação Musical, diversos pesquisadores têm desenvolvido metodos para a analise automatica de interpretações. Dentre eles, alguns utilizam a Aprendizagem de Maquina e a Mineração de Dados, mas ainda restringem-se a analise da Musica Classica composta para piano. A despeito dessas pesquisas, existe um grande numero de questões sobre a interpretação que permanecem sem resposta. No presente trabalho, explorou-se um subconjunto particular dessas questões, a saber: questões que tratam de como o acompanhamento rItmico ao violão na Bossa Nova e construído pelos interpretes. Neste novo escopo, o trabalho de descoberta automatica de conhecimento musical partiu de um elemento estrutural unificador, o padrão rítmico, e estabeleceu um conjunto de processos computacionais e algoritmos para a extração automatica que forneceram elementos para uma melhor compreensão do fenômeno. Resultaram da pesquisa as seguintes contribuições: um algoritmo para a derivação do dedilhado da mão direita do violonista; uma representação textual desse dedilhado, assim como um processo para a redução da dimensionalidade dessa representação; adaptações de algoritmos de extração de padrões; alem de um conjunto de dados tratados e de ferramentas de analise automatica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2137
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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