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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Alex Sandro-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Rodrigo Lins-
dc.date.accessioned2017-09-01T12:03:00Z-
dc.date.available2017-09-01T12:03:00Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21132-
dc.description.abstractO uso crescente dos sistemas de LMS, do inglês Learning Management System, tem gerado um crescente volume de dados provenientes de interações entre professores e alunos. Esse volume de dados, se devidamente explorado, pode fornecer o entendimento de como os alunos autorregulam-se no desenvolver da sua aprendizagem e as relações destas habilidades com o desempenho acadêmico. Diante deste contexto, delimitamos o objetivo de pesquisa desta tese como sendo a modelagem preditiva do desempenho de estudantes por meio de indicadores comportamentais de autorregulação da aprendizagem em ambientes de LMS. O método utilizado nesta pesquisa foi baseado na metodologia CRISP-DM, percorrendo pelas fases de Entendimento do domínio em educação, Entendimento dos dados educacionais, Preparação dos dados, Modelagem, Avaliação do modelo e Implementação da solução em formato de software de visualização de dados. O processo de modelagem foi realizado por meio de dados históricos de uma instituição de ensino superior, armazenados durante um período de sete anos. Como resultado da fase de modelagem, foi realizado o desenvolvimento, avaliação e comparativo entre quatro modelos de previsão, por meio dos algoritmos de Árvore de Decisão (CART), Regressão Logística, SVM e Naive Bayes. O modelo de regressão logística apresentou-se como sendo o mais satisfatório, sendo capaz de predizer o desempenho acadêmico dos estudantes, de acordo com variáveis de autorregulação da aprendizagem, com uma taxa de acurácia de 0,893 e área sobre a curva ROC de 0,9574. Por fim, foi realizada a concepção, implementação e avaliação de uma solução de software, para visualização de dados, capaz de fornecer indícios de previsibilidade do desempenho do aluno a partir do seu registro comportamental armazenado na plataforma de LMS.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMineração de Dados Educacionaispt_BR
dc.subjectAutorregulação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectRegressão Logísticapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.titleUma abordagem de mineração de dados educacionais para previsão de desempenho a partir de padrões comportamentais de autorregulação da aprendizagempt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coADEODATO, Paulo Jorge Leitão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5512849006877767pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe growing use of Learning Management System has generated an increasing volume of data from interactions between teachers and students. This volume of data, if properly explored, can provide an understanding of how students self-regulate themselves in the development of their learning and the relationships of these skills to academic performance. Given this context, we delimit the research objective of this thesis as the predictive modeling of student performance through behavioral indicators of self-regulation of learning in LMS environments. The method used in this research was based on the CRISP-DM methodology, through the Understanding phases of the domain in education, Understanding of educational data, Data preparation, Modeling, Evaluation of the model and Implementation of the solution in data visualization software format. The modeling process was performed through historical data from a higher education institution, stored over a period of seven years. As a result of the modeling phase, the development, evaluation, and comparison between four prediction models were performed through the Decision Tree (CART), Logistic Regression, SVM and Naive Bayes algorithms. The logistic regression model was the most satisfactory, being able to predict students' academic performance, according to self-regulated learning variables, with an accuracy rate of 0.893 and area under the ROC curve of 0.9574. Finally, the design, implementation, and evaluation of a software solution for data visualization were carried out, able to provide evidence of predictability of student performance from the behavioral register stored in the LMS platform.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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