Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2103

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSandro Gomes, Alex pt_BR
dc.contributor.authorTrévia Nibon, Rogériopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:54:35Z-
dc.date.available2014-06-12T15:54:35Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationTrévia Nibon, Rogério; Sandro Gomes, Alex. Identificação de boas práticas no desenvolvimento e de objetos de aprendizagem em empresas nacionais. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2103-
dc.description.abstractMuitos estudos mostram que o uso de ferramentas de tecnologias de informação e multimídia é apontado como capaz de proporcionar progressos significativos no processo educacional. A busca por mecanismos computacionais que permitam a evolução destas técnicas não pára de crescer e entre estas tecnologias destacam-se os Objetos de Aprendizagem , que são recursos educacionais desenvolvidos a partir de objetos pedagógicos, com o intuito de mediar o processo de ensino e aprendizagem. Estes objetos podem ser combinados de várias maneiras, permitindo compor unidades de aprendizagem capazes de prover estratégias diversificadas e adequadas às necessidades dos alunos. No entanto, há uma grande dificuldade por parte dos educadores em incorporar essas ferramentas tecnológicas à prática pedagógica e, além disso, a construção destes objetos de aprendizagem ainda suscita enormes desafios aos professores e pesquisadores. Para mudar esse quadro é preciso o esforço conjunto de profissionais das áreas de Educação, Psicologia e Informática para a concepção e desenvolvimento de softwares educacionais com qualidade. Este trabalho tem como objetivo identificar boas práticas de metodologias de concepção de objetos de aprendizagem e avaliar como tais práticas contribuem no desenvolvimento, considerando as necessidades de uma equipe multidisciplinarpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSoftware educativopt_BR
dc.titleIdentificação de boas práticas no desenvolvimento e de objetos de aprendizagem em empresas nacionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1981_1.pdf6,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons