Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20615

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria José dos-
dc.date.accessioned2017-08-15T19:44:50Z-
dc.date.available2017-08-15T19:44:50Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.date.submitted2017-02-01-
dc.identifier.citationSANTOS, M. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20615-
dc.description.abstractA ideia para escrever este trabalho surgiu a partir das leituras realizadas durante a disciplina Educação Física Escolar I (Educação Infantil). Daí então, percebemos a necessidade de ampliar as discussões sobre as possibilidades de trabalhos pedagógicos a partir dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física Infantil, especificamente para as turmas de pré-escola. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo revisão de literatura. Para tanto, esse trabalho se objetivou investigar como se dá a discussão na literatura brasileira sobre jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física Infantil, tendo em vista ressaltar as possibilidades de trabalho pedagógico delas resultante. As fontes de dados foram coletadas a partir de artigos científicos, livros, documentos e dissertações. E encontramos 23 trabalhos sobre o tema estudado. Após as devidas análises, concluímos que na literatura há vários trabalhos sobre os jogos e brincadeiras, para o ensino aprendizado na educação infantil, os quais são elaborados pela área da pedagogia e psicologia infantil. Entretanto, ao relacionar esse conteúdo com a Educação Física Infantil sobre as possibilidades de trabalho pedagógico, há pouquíssimos trabalhos na literatura. Percebemos que a Educação Física no ensino infantil tem uma riqueza de conteúdos para serem explorados, de modo que nas suas aulas são trabalhados aspectos psicológicos, afetivos, físicos e sociais do aluno. Além disso, as atividades lúdicas são praticadas mediante a necessidade da criança.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolar – revisãopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleProduções bibliográficas no Brasil e as propostas pedagógicas dos jogos e brincadeiras para a educação física infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7pt_BR
dc.description.abstractxThe idea to write this work arose from the readings made during the discipline Physical Education School I (Infant Education). From there, we perceive the need to broaden the discussions about the possibilities of pedagogical works from the games and games in the classes of Physical Education for Children, specifically for the classes of preschool. This research is of a qualitative nature, like literature review. In order to do so, this study aimed to investigate how the discussion in the Brazilian literature on games and games in Physical Education classes for children, in order to highlight the possibilities of pedagogical work resulting therefrom. Data sources were collected from scientific articles, books, papers, and dissertations. And we found 23 papers on the subject studied. After the analysis, we conclude that in the literature there are several works on games and games, for teaching teaching in children's education, which are elaborated by the area of pedagogy and child psychology. However, when relating this content with Physical Education for Children about the possibilities of pedagogical work, there are very few works in the literature. We realize that Physical Education in children's education has a wealth of content to be explored, so that in their classes are worked on the student's psychological, affective, physical and social aspects. In addition, play activities are practiced upon the child's need.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Maria José dos.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons