Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2026

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALGADO, Ana Carolina Brandãopt_BR
dc.contributor.authorSIEBRA, Sandra de Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:53:57Z
dc.date.available2014-06-12T15:53:57Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationde Albuquerque Siebra, Sandra; Carolina Brandão Salgado, Ana. Contextual analysis of users interactions in collaborative learning environments. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2026
dc.description.abstractAs interações realizadas através de Ambientes de Aprendizagem Colaborativa suportados por Computador (AAC) são um dos aspectos visíveis mais importantes da colaboração. A análise dessas interações pode dar suporte aos processos de reflexão e autoavaliação dos estudantes e às atividades dos professores. Porém, para executar o processo de análise, é importante descobrir e registrar o contexto onde cada interação ocorreu, a fim de entender o verdadeiro significado das interações dos usuários. Entretanto, faltam métodos e ferramentas para a Análise de Interações em AAC que considerem: (1) o contexto onde as interações ocorreram; (2) a diferença de necessidades do ponto de vista do professor e do estudante; e (3) a necessidade de informações históricas contextualizadas, para produzir relatórios mais completos para estudantes e professores. Neste cenário, objetivando prover suporte de boa qualidade para estudantes e professores, essa tese apresenta um Processo para Análise de Interações baseado em Contexto, que estrutura as interações, levando em consideração o contexto onde elas ocorreram. Depois disso, ele armazena as interações em um repositório multidimensional chamado LIM (Memória de Interações de Aprendizagem) e, finalmente, usa consultas analíticas para explorar e analisar as informações armazenadas sob diferentes perspectivas (dimensões), de acordo com as necessidades dos usuários. Essa tese também apresenta um Ambiente Analítico baseado em Contexto chamado SmartChat+: um ambiente para discussões colaborativas de assuntos específicos que segue o Processo baseado em Contexto definido. A experimentação inicial desse ambiente é detalhada e os resultados dos experimentos são discutidos, indicando a viabilidade do processo proposto e seu potencial para apoiar ao aprendizadopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de interaçõespt_BR
dc.subjectContextopt_BR
dc.subjectModelagem multidimensionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.titleContextual analysis of users interactions in collaborative learning environmentspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo6411_1.pdf5,11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons