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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2026
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SALGADO, Ana Carolina Brandão | pt_BR |
dc.contributor.author | SIEBRA, Sandra de Albuquerque | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:53:57Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:53:57Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Albuquerque Siebra, Sandra; Carolina Brandão Salgado, Ana. Contextual analysis of users interactions in collaborative learning environments. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2026 | |
dc.description.abstract | As interações realizadas através de Ambientes de Aprendizagem Colaborativa suportados por Computador (AAC) são um dos aspectos visíveis mais importantes da colaboração. A análise dessas interações pode dar suporte aos processos de reflexão e autoavaliação dos estudantes e às atividades dos professores. Porém, para executar o processo de análise, é importante descobrir e registrar o contexto onde cada interação ocorreu, a fim de entender o verdadeiro significado das interações dos usuários. Entretanto, faltam métodos e ferramentas para a Análise de Interações em AAC que considerem: (1) o contexto onde as interações ocorreram; (2) a diferença de necessidades do ponto de vista do professor e do estudante; e (3) a necessidade de informações históricas contextualizadas, para produzir relatórios mais completos para estudantes e professores. Neste cenário, objetivando prover suporte de boa qualidade para estudantes e professores, essa tese apresenta um Processo para Análise de Interações baseado em Contexto, que estrutura as interações, levando em consideração o contexto onde elas ocorreram. Depois disso, ele armazena as interações em um repositório multidimensional chamado LIM (Memória de Interações de Aprendizagem) e, finalmente, usa consultas analíticas para explorar e analisar as informações armazenadas sob diferentes perspectivas (dimensões), de acordo com as necessidades dos usuários. Essa tese também apresenta um Ambiente Analítico baseado em Contexto chamado SmartChat+: um ambiente para discussões colaborativas de assuntos específicos que segue o Processo baseado em Contexto definido. A experimentação inicial desse ambiente é detalhada e os resultados dos experimentos são discutidos, indicando a viabilidade do processo proposto e seu potencial para apoiar ao aprendizado | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise de interações | pt_BR |
dc.subject | Contexto | pt_BR |
dc.subject | Modelagem multidimensional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.title | Contextual analysis of users interactions in collaborative learning environments | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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