Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20253

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Enivaldo Carvalho da-
dc.contributor.authorSILVA, Fernando Luiz Firmino da-
dc.date.accessioned2017-08-04T12:51:30Z-
dc.date.available2017-08-04T12:51:30Z-
dc.date.issued2012-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20253-
dc.description.abstractAs muitas responsabilidades do dia-a-dia, ocorre-corre do mundo atual, as vicissitudes da vida moderna fazem com que não tenhamos tempo suficiente para parar e refletir sobre o outro, sobre as dificuldades que enfrentam e que geralmente são ignoradas. Nosso objetivo é diagnosticar a formação dos alunos em 2012 do IFPE campus Barreirosmostrando que a gestão precisa tomar decisões através de um planejamento estratégico adequado para favorecer ainda mais o seu desenvolvimento educacional. Decidimos oferecer elementos para tomada de decisões e seguir rumo à excelência, visando aumentar o valor social da instituição, para isso resolvemos nos ater a detectar problemas de deficiências anteriores dos alunos ingressos e problemas de não adequação das vocações dos alunos em relação aos cursos que vivenciam, como também conhecer as dificuldades e prioridades da atual gestão frente ao processo educacional. Para dar maior consistência à pesquisa, coletamos dados do exame de seleção de 2012, as notas de entrada no IFPE-Campus Barreiros. Consultamos atravésde questionários alunos, professores e o gestor da Instituição, com a finalidade de conseguir os dados necessários para análise. Vimos que há um déficit na formação anterior dos alunos que dificulta muito o desenvolvimento educacional do IFPE -Campus Barreiros,os dados das notas do exame de seleção são prova disso, sem contar que a maioria dos alunos pesquisadosnão consideraa própria vocação; sugerimos então, nas considerações finais, medidas para melhorar a formação dos alunos e diminuir as suas dificuldades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDeficiências anteriorespt_BR
dc.subjectVocaçãopt_BR
dc.titleGestão e desenvolvimento educacional: diagnóstico da formação dos alunos em 2012 - um estudo de caso do IFPE campus Barreiros - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARMO, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120488330287900pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3629594575120398pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe many responsibilities of day-to-day, the hustle and bustle of today's world, the vicissitudes of modern life mean that we do not have enough time to stop and reflect on the other, about the difficulties they face and which are usually ignored.Our goal is to diagnose the students' formation in 2012 of the campus IFPE Barreiros showing that management needs to make decisions through a strategic planningappropriate to further enhance their educational development. We decided to offer elements for decision-making and follow toward excellence, aiming to increase the value of social institution, we decided to stick to detect problems earlier shortcomings ofstudents registered and problems of inadequacy of vocations with regard to students who experience courses but also understand the difficulties and priorities of the current administration against the educational process.To give greater consistency to research, collect data selection exam 2012, notes the entry-Campus IFPE Barreiros. We consulted through questionnaires students, faculty and the manager of the institution, in order to get the necessary data for analysis. We have seen that there is a deficitin the previous training of the students that makes it very difficult to develop educational IFPE -Campus Barreiros, the data of the selection exam grades are proof of that, not to mention that the majority of students surveyed do not consider their vocation, then we suggest in the conclusion, measures to improve the training of students and decrease their difficulties.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-dissertação-FernandoLuizFirminoSilva.PDF369,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons